Grupo de Erradicação do Trabalho Escravo planeja ações em MT

 14/03/2006

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizou nesta terça-feira, na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a primeira reunião do Grupo Temático de Erradicação do Trabalho Escravo. Durante o encontro foram definidas duas frentes de ação: uma voltada para a capacitação e outra para a elaboração de um planejamento estratégico, com a previsão de ações de curto, médio e longo prazo.

As comissões contam com representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério do Trabalho e polícias Judiciária Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além de representantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.

A capacitação visa sensibilizar as entidades envolvidas com a questão de segurança pública no Estado e promover, a partir da capacitação, uma rede de informações e ações de combate ao trabalho escravo em toda a extensão territorial de Mato Grosso, com foco, principalmente, nas regiões onde é maior a incidência de casos, como a região norte.

A capacitação deverá ser realizada tanto na capital, como no interior, que concentra o maior número de casos. O esforço do GGI em desenvolver políticas de erradicação ao trabalho escravo faz parte de um compromisso do Governo do Estado de tirar Mato Grosso do ranking dos estados com maior número de casos de trabalhadores encontrados em condições degradantes de trabalho.

A criação do grupo temático foi definida no final de fevereiro (dia 22), durante reunião do secretario de Justiça e Segurança Pública Célio Wilson de Oliveira com o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.

O Fórum Estadual pela Erradicação do trabalho Escravo é composto hoje por 18 entidades, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MT) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre outros.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM