Agência de Notícias sobre Trabalho Escravo é lançada em SP

Repórter Brasil lança a Agência de Notícias sobre Trabalho Escravo, especializada na cobertura de escravidão contemporânea e trabalho degradante. É o primeiro veículo jornalístico voltado para o tema no Brasil
Da redação
 02/05/2006

A ONG Repórter Brasil lança, nesta terça-feira (02), a Agência de Notícias sobre Trabalho Escravo – o primeiro veículo jornalístico voltado para o tema no Brasil (http://www.reporterbrasil.org.br/agencia). Ela vai aumentar a circulação de informações a respeito da escravidão contemporânea e do trabalho degradante, pautando outros veículos de comunicação e subsidiando ações dos três poderes e da sociedade civil.

Além de informar jornalistas, governo e sociedade, a Agência tem como um dos alvos principais as organizações sociais que atuam junto aos trabalhadores rurais e urbanos de municípios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com altos índices de aliciamento para o trabalho escravo.

No site da Agência, são veiculadas matérias sobre o trabalho escravo. Entre os assuntos abordados estão as libertações de trabalhadores, andamentos de processos judiciais e projetos de lei e o monitoramento de ações pró e contra a erradicação do trabalho escravo. Todo o conteúdo da Agência está em copyleft, ou seja, disponível para livre reprodução, desde que citada a fonte.

Semanalmente, será enviado aos cadastrados um boletim eletrônico com o resumo das notícias da semana. Haverá um artigo analisando tendências e problemas enfrentados no combate ao trabalho escravo no Brasil. Periodicamente, a Agência publicará reportagens com maior profundidade sobre o tema.

O site conta com um acervo em que estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação podem encontrar textos, documentos e estudos sobre o trabalho escravo. Possui ainda um banco com os dados da "lista suja" do trabalho escravo, atualizado com o Ministério do Trabalho e Emprego e disponível em português, francês, inglês e alemão.

No boletim, há uma seção de serviços destinada às entidades da sociedade civil que atuam em regiões com altos índices de aliciamento de trabalhadores. A ONG Repórter Brasil, por meio do projeto "Escravo, nem Pensar!", está articulando as redes de informação já existentes e promovendo a criação de outras, envolvendo lideranças populares. Ao mesmo tempo em que as informações do boletim podem contribuir de forma significativa com essas redes, tais grupos também encontram na Agência um meio de divulgar os problemas locais, de encontrar trabalhadores desaparecidos ou mesmo de fazer suas reivindicações ao poder público.

Além disso, a Agência divulga informações sobre fazendas com libertações de trabalhadores escravizados, números atualizados sobre o tema, depoimentos de vítimas, informações dos leitores e dicas para os trabalhadores não caírem na rede da escravidão, para a efetivação de direitos trabalhistas e de direitos humanos.

A Repórter Brasil

A Repórter Brasil também reformulou o seu site. Está mais leve e com mais recursos, facilitando a leitura e a pesquisa. Ele tem sido um dos principais veículos a cobrir o tema do trabalho escravo no Brasil. Atua em parceria com outros veículos de comunicação, como a Agência Carta Maior e o portal Último Segundo/iG para a publicação de notícias, artigos e reportagens e realiza seminários voltados para jornalistas, sociedade civil e formadores de opinião. A organização é umas das representantes da sociedade civil na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

Desde 2001, a Repórter Brasil produz reportagens sobre lugares onde os problemas sociais são alarmantes e demandam ações urgentes para garantir os direitos fundamentais do ser humano. Gente simples e humilde, somando-se aos milhões, mas que simplesmente não existem, pois dificilmente conseguem fazer parte de planos dos governos ou dos debates da opinião pública.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM