A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

"Carvão ecológico" ajudará famílias sob risco de aliciamento

Novo tipo de carvão, feito com sobras abandonadas pela indústria siderúrgica, ajudará famílias pobres do Sul do Maranhão a complementarem renda, contribuindo a afastar o risco de serem aliciadas para o trabalho escravo

Novo carvão será produzido a partir de descarte da indústria siderúrgica

A geração de renda é considerada uma saída para fixar trabalhadores em seus municípios de origem, tornando desnecessária a migração para procurar serviço em outras regiões. Com o sustento da família garantido, essas pessoas ficam menos suscetíveis à ação dos "gatos" – contratadores de mão-de-obra a mando de fazendeiros – que, muitas vezes, engana o trabalhador e o torna cativo na fronteira agrícola amazônica. 

Para tentar diminuir esse problema, começa neste fim de semana, em Açailândia, no Sul do Maranhão, um curso gratuito oferecido para famílias da região para a produção de um novo tipo de carvão, batizado de "carvão ecológico". O produto, feito com pó de carvão abandonado pelas siderúrgicas, argila e fécula de mandioca, ajudará inicialmente 20 famílias a complementar sua renda e mantê-las longe do aliciamento.

O Maranhão e o Piauí, que apresentam baixos índices de desenvolvimento humano e de oferta de emprego, são os principais estados fornecedores de mão-de-obra que se torna escrava em fazendas.

O curso terá duração de dois meses e será oferecido pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH), com o patrocínio do projeto "Trilhas da Liberdade" e da ONG espanhola "Manos Unidas". Além aprender como fabricar o carvão, os participantes também terão aulas de alfabetização, cooperativismo e noções de cidadania, e serão acompanhados por assistentes sociais. A meta é formar uma cooperativa de trabalho com os egressos do curso e já em setembro produzir 9 mil sacos de 30 quilos por mês. O preço de venda ao distribuidor para cada saco é estimado em R$ 5, mais barato que o carvão vegetal, cujo preço na região varia entre R$ 7 e 10.

De acordo Antônio Filho, coordenador do CDVDH, o carvão ecológico produz duas vezes mais calor que o vegetal e solta menos fumaça e resíduos. Por causa dessas características, será vendido principalmente para utilização em churrasqueiras. Para incentivar o consumidor a testar o novo produto, a cooperativa também produzirá acendedores, feitos com papel reciclável, que serão oferecidos junto com o saco de carvão. "Se der certo, queremos levar a experiência para outros estados, em parceria com outras organizações sociais", prevê Antônio.

A receita do bolo
O novo carvão foi inventado por um morador de Açailândia, João Luiz de Souza Borges, que tem 52 anos e estudou até o ensino médio. Ele demorou mais de cinco anos para chegar à formula do produto, que já patenteou. O ingrediente principal é o chamado "fino do carvão", um pó de carvão vegetal abandonado pelas siderúrgicas no momento de carregar os fornos para a fabricação de ferro gusa. Segundo Antônio Filho, para se ter uma idéia, apenas em uma siderúrgica do município são produzidos mais de 50 mil toneladas desse material por dia. Se descartado de forma inadequada, o resíduo polui o meio ambiente.

Fécula de mandioca e argila, produzidas na região, também entram na receita do carvão ecológico. Os dois ingredientes servem para dar liga, resistência e impermeabilidade. Depois de misturar a argila e o pó de carvão, adiciona-se fécula cozida e a massa é moldada e secada ao sol. De acordo com o inventor, a idéia foi criar um produto que cumpra duas funções: dar ajuda a famílias carentes e preservar o meio ambiente. "Não sou cientista, mas tenho tentado inventar coisas para ajudar a comunidade", conta Borges.

Prevenção
No mesmos moldes das aulas para a produção de carvão ecológico, o CDVDH iniciou em abril um curso de de artesanato em madeira, que está sendo oferecido para 20 famílias de baixa renda com o objetivo de previnir o trabalho escravo. Segundo Antônio Filho, já há um acordo com a Prefeitura de Açailândia e com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão para a compra de brinquedos educativos produzidos pelas pessoas que fizeram o curso.

Para contatar a cooperativa, entre em contato com o CDVDH em Açailândia, pelo telefone: (99)3538-2383.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

163 Comentários

  1. Aline

    Nós temos muitos resíduos de carvão.Como fazemos para comercializá-lo?

  2. Maria Assunção Electo

    Estou bem distante do Maranhão, gostaria se possível da receita como fazer o Carvão ecológico, pois se podemos ajudar a natureza por que não começar agora. Tenho uma empresa de produção de carvão vegetal. Caso tenho que fazer um curso, gostaria que me indicasse o mais perto, estou em Piranga – MGerais. Desde já agradeço pela atenção Osmair Martins Maia. Parabéns por este Senhor pela sua descoberta.

  3. José Carlos Vianna

    Moro no Estado de São Paulo numa região que tem muito material lenhoso e acredito que viabilizaria muito este trabalho. Como faço paa receber mais detalhes. Sou estudanted e biologia e estou neste luta pela produção, crescimento mas com conciencia ecologica. sds

  4. Edson Jose V. de Almeida

    Sou do estado de São Paulo e gostaria de aprender como fazer o carvão ecológico e ver suas vantagens, o meio ambiente presisa de preservação
    obrigado

  5. Jomario Americo Machado

    gostaria de aprender a fazer esse carvao ecologido, pois e novidade em minha regiao, obrigado, aguardo resposta

  6. Paulo Marcos da Silveira Bergamo

    Tenho i interesse em comercializa-lo no estado e São Paulo-Ribeirão Preto, pretendo comprar a produção das famílias produtoras no Marahão, aguardo resposta.

  7. maria betania da costa

    gostaria de saber como faço este curso de carvão ecologico pois temos muito pó e seria uma boa ajuda para limpeza e obtenção de renda

  8. Max Silva de Souza

    Acho muito interessante, a implementação de novas técnicas capazes de beneficiar os trabalhadores de alguma formas e espero que idéias tao boas quanto essa surjam, com mais frequencia, para que possamos mudar a realidade cruel da maioria dos brasileiros!

  9. jorge luiz ferreira da silva

    achei uma grande ideia…gostaria saber como faço para adquirir o prdutos já pornto para o rj..grato….

  10. salomao

    ola boa noite eu moror na regiao serrana do rio eu gostaria de saber como eu faco pra fazer esse curso ou se vcs pudessem mandar para mim!pois tem esssa materia prima na minha regiaoe o problema gerado ambientamente e serio!alem de gerar empregos ajudara o meio ambiente!agradeco desde ja !!
    Salomao Bravo

  11. igor

    Tenho uma distribuidora de agua, gas e bebidas e tenho interesse em comercializar este tipo de produto. Talvez até ser representante de vocês no estado do Rio de Janeiro e Minas. Desde já agradeço a tenção. Aguardo Retorno.

  12. Paulo Jones Virissimo

    Desejo vender uma Maronba própria para fazer Carvão Ecologico quem interessar entre em contato comigo por meu email

  13. Jorge Feres Beiro

    gostaria de receber noticia sobre o carvão ecológico,pois tambem estou fabricando, colaborando com o meio ambiente.

  14. Jorge Feres Beiro

    Desejo entrar em contato com paulo jonas verissimo,como fazer.

  15. Luciano Niccioli

    Na produção em grande escala, como seria o processo de secagem, visto utilizarem o sol como forma de energia ?
    Qual seria um processo de secagem com forno ou estufa ??
    Aguardo parecer

  16. luiz antonio facioli

    Como contatar estas pessoas
    Na produção em grande escala, como seria o processo de secagem, visto utilizarem o sol como forma de energia ? Qual seria um processo de secagem com forno ou estufa ?? Aguardo parecer
    LUCIANO NICCIOLI – 09/04/2008 – 12h02
    Desejo entrar em contato com paulo jonas verissimo,como fazer.
    JORGE FERES BEIRO – 06/04/2008 – 17h36
    gostaria de receber noticia sobre o carvão ecológico,pois tambem estou fabricando, colaborando com o meio ambiente.
    JORGE FERES BEIRO – 05/03/2008 – 20h44
    Desejo vender uma Maronba própria para fazer Carvão Ecologico quem interessar entre em contato comigo por meu email
    PAULO JONES VIRISSIMO – 05/03/2008 – 19h34

  17. luiz antonio facioli

    Como contatar todas estas pessoas :[email protected]
    saber como faço este curso de carvão ecologico pois temos muito pó e seria uma boa ajuda para limpeza e obtenção de renda
    MARIA BETANIA DA COSTA – 28/12/2007 – 18h21
    Tenho i interesse em comercializa-lo no estado e São Paulo-Ribeirão Preto, pretendo comprar a produção das famílias produtoras no Marahão
    PAULO MARCOS DA SILVEIRA BERGAMO – 30/10/2007 – 09h25
    gostaria de aprender a fazer esse carvao ecologido
    JOMARIO AMERICO MACHADO – 25/10/2007 – 13h33
    Sou do estado de São Paulo e gostaria de aprender como fazer o carvão ecológico e ver suas vantagens, o meio ambiente presisa de preservação EDSON

  18. Luiz Alberto Honrado

    Tenho interesse em comercializar este tipo de produto.

  19. Jose Augusto Parkinson de Castro

    Gostaria de fazer contato com os responsáveis pela comercilização do carvão ecológico. O meu interesse é para exportação.

    No aguardo de seus comentários,

    atenciosamente,

  20. Raul Portugal

    gostaria de contato para iniciar produção, comercialização ou mesmo distribuição reginal. Grato

  21. MURILO LIMA DE ALMEIDA

    Excelente trabalho de pesquisa. Havendo já cursos para formação de novos produtores entre ouras coisas, solicito informar-me que devo fazer para ter acesso a fabricação do carvão ou mesmo distribuição.

  22. júlipo cesar  ´- PARANÁ

    gostaria de saber se o projeto já está em andamento e se já foi feito testeers realmente sobre a quantidade de calor expelido pelo produto, pois meu interresse aqui na regiao do estado do paraná é aplicá-lo nas estufas de secagem de fumo. mais preciso saber realmente se o carvão ecológico tem uma demanda grande…obrigado…

  23. Carlos William

    gostaria de saber a receita desse carvão ecológico, para fins de um projeto que ajude familias de baixa renda, se podemos ajudar o meio-ambiente o momento é esse… por hora obrigado!

  24. Fabrício Silva

    Bom dia, temos um pequeno negócio de empacotamento e distribuição de carvão vegetal(eucalipto), durante esse processo, resta uma grande quantidade de pó de carvão, estamos ensacando, pois não temos destino para ele. Lendo esta reportagem, ficamos muito interessados neste projeto do carvão ecológico, mas como estamos no interior de Goiás, gostariamos se possível, receber via e-mail, informaçoes sobre o processo da feitura do carvão ecológico, ou algum meio de entrar em contato com quem possa nos ajudar, Agrdecemos desde já pela atenção, aguardamos resposta ansiosamente. Obrigado.

  25. Inacio Arruda de Oliveira

    Sou Farmaceutico Industrial, Resido em Anapolis, GO. tenho Interesse de Produzir ou representar o Carvão Ecologico no Estado do Mato Grosso do Sul.

  26. Helisaine Cristini Ribeiro

    gostaria de obter mais informações do carvão ecologico e sobre o processo de ponto

  27. felipe dias

    gostaria de saber mais a respeito de cursos para aprender a fazer este tipo de carvao ou entao que tipo de parceria podemos fazer para comercia-lo em meu estado. aguardo retorno. obrigado

  28. Paulo Wilson

    Gostaria de saber mais sobre este carvão ecologico, como fabricar e preço e o mercado deste produto.

  29. Marcelo Adriano
  30. chiquinho uberaba minas gerais

    gostaria saber como fazer para comercializar este produto, temos uma rede de pequenos supermercados.

  31. Rogério Monteiro

    Sou do estado de São Paulo ,gostaria de receber informaçoes para fabricação e comercio deste produto .

  32. Edilson Maciel do Espirito Santo

    Eu moro no Rio de Janeiro e acredito que carvão ecologico é a saida
    de nossas gerações desta escravidão que se tornou a Amazonia,sim
    porque depois que se acabar não vai adiantar chorar pelas arvores
    destruidas todos os dias , e que geram esse absurdo de um bando de ladrões da Floresta eu quero dar meus parabens ao inventor
    pois o mesmo só tem pensado nesta humanidade podre e destruidora .

  33. angelo jose

    boa tarde, gostaria de informaçoes para comercializaçao do produto sou de sao luis – MA, aguardeo retorno.

  34. Cícero Silva

    Tenho uma empacotadora e distribuidora de carvão vegetal em Jaboatão dos Guararapes/PE, esse trabalhao resulta numa grande quantidade de pó de carvão. Verifiquei que o processo de produção do carvão ecológico necessita desse resíduo, com isso gostaria de saber qual o processo que finaliza a fabricação desse carvão e quais os outros produtos se aliam a esse resultado. Aguardo respostas a fim de contribuir na qualidade do meio ambiente.

  35. Reginaldo Floresta

    Gostaria de fazer a distribuição desse carvão ecológico aqui em Belo horizonte MG ou até mesmo fabricá-lo, gostaria de receber informações do fabricante e legalizá-lo para venda, se necessário vou até aí para fazer o curso.

  36. José Roberto

    Gostaria de distribuir este carvao para o litoral Sul e Norte de Sao Paulo, ou ate mesmo sob parceria fabricar, moro em Praia Grande e estou proximo a Cosipa onde creio conseguir materia prima para a fabricacao. Aguardo ancioso um contato.

  37. Daiana de Oliveira
  38. valmir

    gostaria de saber com que faz carvão ecologico valmir de ribas do rio pardo-ms

  39. valerio

    gostaria de obter mais informações sobre a produ~ção do carvao ecologco. desde ja agradeço. valerio. criciuma – sc

  40. José Alberto Ornellas

    Gostaria de saber mais sobre esse produto, Pssiveis publicações comentarios de especialistas entre outras informações para assim criar uma cultura. para ser desenvolvido na Bahia.

  41. Fabio ricardo Silva Ramos

    Gostaria que me mandasse a receita do carvão ecológico pois tenho uma empresa de carvão vegetal. Se caso precise fazer o curso gostaria que me falasse a mais próxima da Paraíba. Por favor e Obrigado.

  42. Renata Ramos Ribeiro Dias

    Gortaria de saber mais sobre o carvao vegetal
    sou do sul de Minas Gerais
    Aguardo respostas

  43. Walter Magalhães de Oliveira

    Gostaria de saber mais sobre a proporção de cada componente do carvão.

  44. Marcio Fernando

    Um primo meu tem uma distribuidora de carvão e como normalmente existe a sobra do pó do carvão, gostaria de saber como poderia fazer o “Carvão Ecologico” junto com a argila e fécula de mandioca.
    Com poderia ter acesso a formúla/composição.

    Márcio Fernando

  45. valerio aveline
  46. inacio oliveira

    gostaria de receber informações sobre o carvão ecologico e qual a possibilidade de produzir este produto. 62-91573537

  47. Gisele Pacces Scarassati

    Gostaria de receber informações sobre a fabricação do carvão ecólogico, qual o investimento inicial, o tamanho da área para a fábrica, preços e etc.
    Desde já agradeço a atenção.

  48. davi alexandre do nascimento

    gostaria de receber informações sobre a produção e industrialização do carvão ecologico,materias utilizadas maquinas desenvolvidas para a realizção do projeto

  49. Bruno Suzano da Silva

    gostaria de receber informações sobre a produção do carvão ecologico e de materias e maquinas utilizados, e/ou informações de empresas para representação, no noroeste fluminense

  50. ANTONIO CANDIDO C OLIVEIRA

    GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE CARVÃO ECOLOGICO

  51. joao batista aparecido de assis

    gostaria de receber informações sobre a composição do carvao ecologico,e sobre as etapas de produção,maquinas,espaço etc..
    Aguardo resposta,um grande abraço.

  52. Cláudio José Picholari

    Gostaria de poder contatar para parceria de distribuição do carvão ecológico no Estado de São Paulo. Aguardo resposta.

  53. rogerio duarte da silva

    gostaria de receber informações sobre a composição do carvao ecologico,e sobre as etapas de produção,maquinas,espaço etc.. Aguardo resposta,um grande abraço.quero fabrica no rio de janeiro rogerio duarte da silva

  54. MARCIO ROBERTO

    SOU DE SÃO PAULO, ENCONTREI NA INTERNET UMA DISTRIBUIDORA DESTE CARVÃO COM O NOME DE DISTRIBUIDORA DE CARVÃO ECOLÓGICO IMPERLEIVE FONE:11-5819-2298, GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE ELA É AUTORIZADA A FAZER ESTÁ DISTRIBUIÇÃO.
    OBRIGADO.
    NO AGUARDO.

  55. ayrton roberto pocchini

    Gostaria de receber maiores informações sobre a fabricação do carvão ecológico, bem como também, com relação ao maquinário e o espaço físico para a produção do carvão. Sou do sul de Minas e gostaria de fabricar.

  56. Leonardo Matos de Souza

    Gostaria de receber melhores informação sobre o carvão ecologico

  57. Jorge

    Me interessei muito pelo carvão ecológico e gostaria se possível que me enviassem a formula, que tipo de maquina que necessita, espaço físico e o que possa me orientar para que eu seja um distribuidor do interior de são paulo. grato e no aguardo

  58. carvoeiro

    quem se interessar sobre produçao ,venda ,comercio ,valor ,maquinario ,formula entre em contato .fabrico carvao ecologico .fone 62 9151 99 14

  59. carvoeiro

    vendo carvao ecologico para todo brasil .empacotado e a granel para ser empacotado com sua embalagem dou exclusividade por regiao ,tenho nota fiscal e licença para fabricar .contato 62 9151 99 14

  60. Anderson Dias Soares

    gostaria de saber como fabricar o carvão ecologico,
    composição e maquinario para fabricação

  61. bruno

    como eu poderia saber fazer esse tipo de carvão?
    existe algum curso aqui em teresina ,no piauí
    gostaria uito que vcs me respondessem
    se não,como poderia falar com alguém responsável por telefone?
    me ajudem!

  62. Elainia Borges

    Meu marido está montando uma churrascaria, então gostaríamos de obter mais informações sobre o Carvão ecológico. Gostaria de saber também se existe algum distribuidor aqui em São Paulo.

  63. Afonso

    gostaria de saber algumas informações sobre como representar este produto no PARANA na região de Telemaco Borba

  64. CARVOEIRO

    QUEM SE INTERESSAR NO CARVAO ECOLOGICO ,COMO FABRICAR ,MAQUINARIO ,PREÇO ,MONTAGEM DE FABRICA E OUTRAS INFORMAÇOES .EU FABRICO E VENDO ESTE PRODUTO .DOU CONSULTORIA NA MONTAGEM .FONE 62 9151 99 14

  65. Amauri Fernandes Moreno

    Sou de Peruibe litoral Sul de São Paulo, gostaria de comercializar e até mesmo fabricar este tipo de carvão. aguardo mais informações que possam contribuir para este trabalho.

  66. Marina carvalho

    Oi eu so marina .. moro em imperatriz..
    Eu quero fazer um trabalho sobre o carvao ecologico na minah feira de ciencias eu queria queria taratar sobre esse assunto entao eu queria mais informçoes .. sobre isso ..
    E tambem eu queria daber como . encontra . o comercializante. pra comversamosu pouco sobre o carvao ecologico.

    e onde poso lhe encontrar

  67. oliveira

    EU TENHO MAQUINARIO PARA FABRICAÇAO DO CARVAO ECOLOGICO TENHO TAMBEM A FORMULA ETODO O PROCESSO DA FABRICAÇAO QUEM SE INTERESSAR ENTRE EM CONTATO PELO FONE 62 8541 5354 .ME DESPONHO PARA IR A QUALQUER LUGAR DO PAIS PARA DAR TREINAMENTO E ENSINAR A TRABALHAR COM O PRODUTO .

  68. Antonio Carvalho

    Gostaria de saber como faço para representar o carvão vegetal, sou do inteiro de SP.. Por favor me passem contatos de fábricas e e-mails … que comercializam o produto p/ eu representar.

  69. Gilcemar Pereira Ferreira

    Gostaria de obter mais informações sobre o processo de fabricação do carvão ecologico, pois sou do Rio de Janeiro.

  70. Fabio Eduardo de Souza

    Estou interresado sobre o carvão ecologico e quero informações sobre orçamentos para montar a fabrica, ou algum distribuidor que possa me repassar a representação deste produto para o interior do estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, estou aguardando respostas tanto para montar a fabrica ou trabalhar em parceria. Atenciosamente Obrigado

  71. oliveira

    TENHO MAQUINARIO USADO PARA FABRICAÇAO DO CARVAO ECOLOGICO ,TAMBEM DOU ASSESORIA NA MONTAGEM DA SUA FABRICA ,ENSINO A FORMULA .CONTATOS FONE 62 8541 5351 .

  72. oliveira

    vendo uma maromba propria para fabricaçao do carvao ecologico .fone 62 8541 53 54

  73. Irineu

    gostaria de saber mais detalhes deste carvão ecológico e também o que é essa maromba para a produção

  74. oliveira

    maromba e a estrussora que da o formato do carvao .

  75. Junior
  76. Ringo Pacheco

    Gostaria de saber o detalhamento do processo de produção do carvão ecologico, pois em minha região não existe siderurgicas e queria saber quais as alternativas para substituir o pó de carvão.

  77. Renan Queiroz Costa

    Sou de Frutal-MG, e estou interessado em abrir uma distribuidora deste Carvão Ecológico aqui na minha cidade, poderiam me passar informações sobre a possibilidade? Obrigado.

  78. Miguel Alexandre Brandão de Barros

    Sou do interior de Mato Grosso de Sul,costaria de saber mais sobre este produto,estou interessado em fabricar o carvão ecologico. avendo possibilidade entrar em contato?

    Att Miguel Alexandre

  79. EUCLEBIS COSTA SANTOS

    SOU FABRICANTE DE MÁQUINA PARA A FABRICAÇÃO DE CARVÃO ECOLÓGICO, FABRICO MAQUINAS QUE PRODUZEM DESDE 1000Kg/dia ATÉ 5000Kg/dia
    TERESINA PIAUI…86-88257565
    86/32296658

  80. oliveira

    atençao todos os interessados no carvao ecologico .vende se fabrica para producao do carvao ecologico .negociamos para qualquer lugar do pais fone 62 8541 5354 ou 62 9151 9914

  81. oliveira

    fabrico o carvao ecologico a 3 anos e estou disposto a passar formula e ensinar a fabricar o carvao ecologico .e tambem tenho todo maquinario para a fabricaçao do produto.fone 62 8541 5354 e 62 9151 99 14 .so montamos uma por estado para evitar a concorrencia por isto nao perca tempo .

  82. Ney

    Tenho uma empresa de comercialização de produtos alimenticios e estou querendo trabalhar também com carvão. Quem puder fornecer maiores detalhes sobre o carvão ecologico, estou disposto a investir nesse setor. Favor enviar e-mail com informações.

  83. benedito pantoja

    inaugurei recentemente uma fecularia no estdo do para e tenho interesse em produzir o carvao ecologico, preciso de mais informacoes

  84. oliveira

    tenho maquinario para produçao do carvao ecologico .tambem tenho a formula do produto .contatos fone 062 8541 5354

  85. oliveira

    interessados em montar sua propria fabrica de pequeno ou grande porte entre em contato para q possa receber amostra ,videos e fotos .alem de todas as informaçoes sobre maquinarios e formula do produto .tambem fabrico a estrussora para a fabricaçao do carvao (mistura de fecula conzida ,argila e po de carvao )com garantia de 5 anos .produz ate 5 toneladas dia .62 85415354

  86. carvoeiro
  87. RODRIGUES JUNIOR

    Fiquei sabendo que tem uma industria no estado de SP na cidade de Jardinópolis, e eles informam que produzem o mesmo carvão e que eles é que tem a patente para fabricar este produto aqui, queria saber se tambem posso montar uma industria e ter a acessoria de sua cooperativa fornecendo formula e maquinários e como faço para poder ter a patente tambem. Já temos garantido incentivo da prefeitura com terreno e isenção de impostos por 5 anos. Aguardo contato (17) 8145-1824 ou pelo e-mail

  88. oliveira

    Quer fabricar seu proprio carvao ecologico .
    Tenho formula e maquinario completo .
    contato fone 62 8541 5354

  89. Márcio&Ellen
  90. marcio

    tenho enterese em produzir cavao ecologico fone p/contato 47 84094454

  91. oliveira

    carvao ecologico .vendo fabrica de carvao ecologico com todos os maquinarios e formula tambem .contato atraves do fone 62 8541 5354 ou 62 9151 9914

  92. EDSON ANDRADE DE BARROS
  93. oliveira

    TENHO PROJETO PARA MONTAGEM DE FABRICA DE CARVAO ECOLOGICO .PRODUÇAO APARTIR DE 3 TONELADAS DIA ATE 30 TONELADAS DIA .TENHO TAMBEM O FORNO DE SECAGEM DO CARVAO ECOLOGICO QUE SECA A PRODUÇAO EM UMA HORA .CONTATO 62 8541 5354 E 62 9151 9914

  94. celso  rodrigo
  95. Rogério

    Olá pessoal, trabalho como representante de uma industria de Carvão ( a maior da América Latina ). Temos o carvão ecológico para vender em grandes quantidades, o nosso carvão é produzido a partir do carvão vegetal de eucalipto 100% com maquinário de alta tecnologia, e o melhor, já vai ensacado e pronto pra vender. Maiores informações enviar e-mail para [email protected]

  96. OLIVEIRA

    FAÇA SEU PROPRIO CARVAO ECOLOGICO.PERGUNTE-ME COMO .VC PRODUZ O SEU CARVAO Q VAI TE CUSTAR 0.13 CENTAVOS O KG .CONTATOS 62 8541 5354 E 62 9151 9914.ULTIMAS UNIDADES ,EXCLUSIVIDADE POR ESTADO

  97. ricardo

    ESXISTEM VARIOS EQUIVOCOS NESTA REPORTAGEM E TAMBEM NOS COMENTARIOS.
    O CARVAO ECOLOGICO,BRIQUETE DE CARVAO,CARVAO COMPACTADO(QUE É TUDO A MESMA COISA) JA EXISTE A QUASE UM SECULO E FOI INVENTADO DURANTE A CRISE DO PETROLEO,EM 1929 NOS EUA OU FOI MUITO USADO PRO LA E TAMBEM NA EUROPA,COMO UMA BOA OPÇAO A RFALTA DE PETROLEO,JA QUE ALEM DE APROVEITAR O PO DO CAEVAO ELES AINDA MELHORAVAM A SUA DENSIDADE E FAZIAM ELE RENDER MAIS, ATE HJ SAO BEM POPULARES POR LA.
    POR ISSO ESTE CARA AI DE ACAILANDIA PODE ATE TER APREFEIÇOADO DE ALGUMA FORAM (ACHO DIFICIL)MAS QUE NAOFOI ELE QUEM INVENTOU ISSO NAO FOI.

  98. Márcio 7

    E desde quando siderúrgicas são ecológicas??????? Descartes ecológicos a partir de poluidores e contaminadores do meio ambiente???????

  99. OLIVEIRA

    VENDO UMA MAROMBA PARA A FABRICAÇAO DO CARVAO ECOLOGICO .TENHO TAMBEM TODOS MAQUINARIOS NECESSARIOS PARA FABRICAÇAO ,INCLUSIVE O FORNO Q SECA O CARVAO EM APENAS UMA HORA SEM NECESSIDADE DO SOL .CONTATOS FONE 62 9151 9914 E 62 8541 5354

  100. Luis Soares Lopes

    CONTINUAÇÃO…
    Nenhuma pessoa está autorizada á vender fórmulas, maquinários ou montagem de fábrica, os que assim procedem infligem a lei e não possuem nenhum vínculo com os criadores e detentores da patente. Espero que a partir dessas informações as pessoas possam procurar direcionamento com os verdadeiros responsáveis pelo projeto, e que não corram risco de serem fraudados. Maiores informações. [email protected] ou Fone:(99)8121-7353

  101. Luiz Soares Lopes

    Meu nome é Luiz Soares Lopes, hoje represento os Senhores João Luiz de Souza Borges e Eraldo Lima da Silva criadores do carvão ecológico, e estou a disposição de qualquer pessoa que deseje qualquer esclarecimento sobre o projeto de expansão do carvão ecológico no Brasil. Informo ainda que temos apenas quatro fábricas autorizadas á industrializar e comercializar o carvão ecológico através de contrato registrado em cartório, são elas; João Lisboa-MA, Açailândia-MA(ONG-CDVDH) Ribeirão Preto-SP, Aparecida de Goiânia –GO.

  102. oliveira

    O CARVAO ECOLOGICO Q EU TRABALHO NAO E O MESMO DESTES SENHORES ELE E UM CARVAO ECOLOGICO SEM ARGILA DE UMA FORMA TOTALMENTE DIFERENTE E Q E MUITO MAIS FACIL PARA ASCENDER ,E OUTRA NAO EXISTE FRAUDE SOMOS TOTALMENTE CONFIAVEIS JA QUE ACEITAMOS A VISITAÇAO EM NOSSA FABRICA ,E REALMENTE ESTAMOS INTERESSADOS EM PRESERVAR NAO EM OBTER UMA FORMULA Q NAO PODE SER TRABALHADA POR OUTRAS PESSOAS ,ACHO Q PRESERVAR E DEIREITO E DEVER DE TODOS JA QUE ESTE CARVAO EXISTE A MAIS DE 80 ANOS E FOI DESENVOLVIDO NOS ESTADOS UNIDOS .CONTATO 62 8541 5351 E 62 9151 99 14

  103. Osvaldo Hirthe

    Boa noite!
    Conforme comentário realizado pelo Sr. Luiz Soares Lopes, representante do Sr. João Luiz de Souza Borges, que possui a patente da fabricação do Carvão Ecológico, gostaria de solicitar que o mesmo (Sr. Luiz Soares Lopes), realize um contato comigo, pois estou interessado em realizar uma parceira empresarial sobre o assunto.
    Sou do Estado de Santa Catarina, e meu e-mail é ([email protected]). Por gentileza me encaminhe seu contato para podermos tratar do assunto.
    Obrigado

  104. OLIVEIRA

    PARA OS INTERESSADOS EM COMPRAR MAQUINARIOS PARA A FABRICAÇAO DO CARVAO ECOLOGICO E TAMBEM FORMULA NOVO NUMERO PARA CONTATO 84 9191 3829 .A NOSSA FORMULA E SEM ARGILA PORTANTO NAO A DETENTORES DESTA FORMULA PORTANTO TODOS PODEM AJUDAR A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE .

  105. OLIVEIRA

    atençao ,estamos passando representaçao em vendas para varios estados do brasil ,entregamos carvao ecologico pronto embalado e a granel para ser embalado com sua embalagem ,damos exclusividade por regiao seja seu proprio patrao trabalhando com um produto inovador e ecologico exclusico .contatos 84 9191 3829

  106. Luiz Lopes

    Luis Soares Lopes (Coordenador Nacional) informo a todos os interessados em conhecer e participar do Projeto de Expansão do Carvão Ecológico no Brasil, que em breve teremos um escritório no Maranhão e outro em Goiás equipados com telefone, internet e site a disposição de todos. Contatos para o momento [email protected] ou Fone: (62) 9267-3394/ 9642-3310 – (99)8121-7353/9153-4030

  107. Luis Soares Lopes

    Desde que teve seu primeiro contato com a (ONG-CDVDH) em Açailândia-MA o Sr. Oliveira já conseguiu até inventar uma nova fórmula do carvão ecológico, de fato o Caro Senhor é um homem preocupadíssimo em preservar o meio ambiente. Os valores que cobra por montagem de fábrica, fórmula e venda de maquinário, demonstra que tal preocupação se concentra apenas no campo financeiro. Atitudes como esta a natureza sente.

  108. Luis Soares Lopes

    Meu nome é Luiz Soares Lopes, hoje represento os Senhores João Luiz de Souza Borges e Eraldo Lima da Silva criadores do carvão ecológico. Informo que temos apenas quatro fábricas autorizadas á industrializar e comercializar o carvão ecológico através de contrato registrado em cartório, são elas; João Lisboa-MA, Açailândia-MA(ONG-CDVDH) Ribeirão Preto-SP, Aparecida de Goiânia –GO. E estou a disposição para qualquer informação. [email protected] ou Fone: (62) 9267-3394/ 9642-3310 – (99)8121-7353/9153-4030

  109. Luis Soares Lopes

    Meu nome é Luiz Soares Lopes, hoje represento os Senhores João Luiz de Souza Borges e Eraldo Lima da Silva criadores do carvão ecológico. Informo que temos apenas quatro fábricas autorizadas á industrializar e comercializar o carvão ecológico através de contrato registrado em cartório, são elas; João Lisboa-MA, Açailândia-MA(ONG-CDVDH) Ribeirão Preto-SP, Aparecida de Goiânia –GO. E estou a disposição para qualquer informação. [email protected] ou Fone: (62) 9267-3394/ 9642-3310 – (99)8121-7353/9153-4030

  110. OLIVEIRA

    TANTO ESTOU INTERESSADO COM A ECOLOGIA E COM A PRESERVAÇAO QUE NAO COBRO POR PASSAR A RECEITA DO MEU PRODUTO , ,TODOS OS INTERESSADOS EM APRENDER A FAZER O CARVAO ECOLOGICO ENTRE EM CONTATO QUE ESTAMOS PRONTOS PARA ATENDE-LOS ,ACEITO VISITA EM NOSSAS INSTALAÇOES .

  111. OLIVEIRA

    VENDO OS MAQUINARIOS PORQUE ESTE TEM CUSTOS E NAO POSSO CUSTIAR A FABRICA DE NINGUEM ,MAS GARANTO QUE E O MENOR PREÇO DO MERCADO .AGORA ME DIGAM SENHORES SE VCS TEM INTERESSE QUE MAIS ALGUEM ALEM DE VCS FABRIQUEM O CARVAO ECOLOGICO .NOSSO SITE ESTA FICANDO PRONTO LA VC ENCONTRARA A FORMULA INTEIRAMENTE DE GRAÇA ,A TROCO DA PRESERVAÇAO DO PLANETA .84 9191 3829

  112. aparecida bach

    TIVE CONTATO COM SEU OLIVEIRA ,REALMENTE ELE ME ATENDEU DA FORMA QUE EU PRECISAVA VISITEI SUA FABRICA E GOSTEI DO QUE VI ,AGORA TAMBEM VOU ENTRAR NO MERCADO.PAGUEI O JUSTO ,ACHO QUE TODO TRABALHO MERESSE SER RECONPENSADO ,AGORA VOU FAZER PARTE DO TIME QUE FABRICA CARVAO ECOLOGICO .

  113. Edilson Dias de Santana

    Achei muito interessante e oportuno esta alternativa, pois minimizara bastante os problemas relativos aos desmatamento sobre tudo em nossa regiao aqui do Agreste e Sertao de Pernambuco, onde as familias de agricultores familiares desenvolvem esta atividade de producao de carvao com grandes prejuizos ao meio ambiente. Temos interesse de conhecer mais a respeito e tambem de comercializar este produto. Somos uma Cooperativa de prestacao de servicos e podemos difundir este produto em nossa regiao.

  114. Luis Soares Lopes

    Meu nome é Luiz Soares Lopes, hoje represento os Senhores João Luiz de Souza Borges e Eraldo Lima da Silva criadores do carvão ecológico. Informo que temos apenas quatro fábricas autorizadas á industrializar e comercializar o carvão ecológico através de contrato registrado em cartório, são elas; João Lisboa-MA, Açailândia-MA(ONG-CDVDH) Ribeirão Preto-SP, Aparecida de Goiânia –GO. E estou a disposição para qualquer informação. [email protected] ou Fone: (62) 9267-3394/ 9642-3310 – (99)8121-7353/9153-4030

  115. Luis Soares Lopes

    Luis Soares Lopes (Coordenador Nacional) informo a todos os interessados em conhecer e participar do Projeto de Expansão do Carvão Ecológico no Brasil, que em breve teremos um escritório no Maranhão e outro em Goiás equipados com telefone, internet e site a disposição de todos. Contatos para o momento [email protected] ou Fone: (62) 9267-3394/ 9642-3310 – (99)8121-7353/9153-4030

  116. almerinda soares guimaraes

    gostaria de alguma resposta para como fabricar carvao ecologico.ja que entrei em contato com o pessoal do maranhao e disseram que eu nao posso fazer este carvao .porque nao posso fazer .porque so vcs podem fazer ,acho que vcs so pensam em dinheiro e em vcs mesmos .se tiver algum modo de fazer este carvao eu vou fazer e com certeza dentro da lei .sem mais .

  117. DR GILMAR

    SOU ADVOGADO E SE QUE PERANTE A LEI EM VIGOR EM NOSSA LEGISLAÇAO DESDE DE QUE DEVIDAMENTE ACEITO O PEDIDO DE PATENTE PELO INPI ,PODE SE PROTEGER UMA RECEITA DE PRODUTO SIM ,MAIS SE OUTRA QUALQUER FOR ELABORADA DE FORMA DIFERENTE E OU COM MATERIA PRIMA DIFERENTE NAO PODERA SE CARACTERIZAR O MESMO PRODUTO .ENTAO FIQUEM A VONTADE PARA CRIAR OUTROS TIPOS PARECIDOS DE CARVAO ECOLOGICO .POIS ESTA E NOSSA LEI .

  118. anonimo

    NAO QUERO ME IDENTIFICAR ,MAIS FABRICO O CARVAO ECOLOGICO A 4 ANOS E NUNCA TIVE PROBLEMAS COM NINGUEM ,ESTE TIPO DE COMENTARIO QUE TENTA PARAR COM OS SONHOS DE EMPREENDEDORES QUE DESEJAM ENTRAR NO RAMO .PORISSO DIGO NAO DESISTAM DE SEUS SONHOS VAO EM FRENTE E FASSAM COMO EU E MINHA FAMILIA MUDE DE VIDA .HOJE SOMOS UMA DAS EMPRESAS MAIS SOLIDAS DA NOSSA CIDADE POIS LUTAMOS E NAO DESISTIMOS NUNCA .´´SE DEUS E POR NOS QUEM SERA CONTRA NOS´´.

  119. luiz witt

    sou produtor de carvão de coco babaçu para uma siderurgica,no Ma.e gostaria de ter informaçoes sobre maquinario e fabricação de carvão com fecula da mandioca.obrigado

  120. luiz witt

    a guardo [email protected]

  121. Luiz Soares Lopes

    (SENDO UM DELES) meu profundo respeito e admiração pelos verdadeiros empreededores porque estes sabem o que é dedicar mais de 5 anos de pesquisa para criar o carvão ecologico e que estes jamais fariam qualquer investimento financeiro sem a assinatura de um contrato com os inventores. [email protected] Fone: (62)9267-3394/9642-3310

  122. bioenergia

    JA ESTA DISPONIVEL A NOVA FORMULA DA LENHA ECOLOGICA DE CARVAO E MAQUINARIO PARA SUA PRODUÇAO ,ESTE PRODUTO FOI DESENVOLVIDO PARA SUBSTITUIR A LENHA DE PADARIAS ,PIZZARIAS ,CERAMICAS ETC .COM A VANTAGEM DE SER ECOLOGICA ,MAIS BARATA E MAIOR TEMPO DE COMBUSTAO COM ENORME REDUÇAO DE FUMAÇA E POLUENTES .CONTATOS 84 9191 3829

  123. Sandro Alves
  124. Marcelo

    Sou representante das regiões de Campinas e Sorocaba e cidades vizinhas como Indaiatuba Salto Itu do carvão ecológico Brunoro,é um produto maravilhoso,quem não usou deveria começar a usar,pois estará ajudando a preservar o meio ambiente,e também a sua saúde é um produto que pode ser chamado do carvão do futuro
    Se alguem tiver alguma dúvida do produto ou quiser comercializar fica fone para contato 19 92926913 ou 19 3835

  125. SANTIAGO

    ESTOU VENDENDO UMA MAQUINA PRA FAZER CARVAO ECOLOGICO E LENHA ECOLOGICA PREÇO DE OCASIAO .URGENCIA . 84 9124 4079

  126. carlos

    Fui chamado para fazer a representação desse “carvão ecológico” pela empresa Primatha. Acessei este site e verifiquei que há muita polêmica sobre o assunto. Esta empresa “Primatha” disse que é a primeira no mercado de São Paulo Capital. Esta informação está correta? Pela informações contidas nesse site, só há 4 empresas autorizadas a comercializarem o produto, então esta empresa está ilegal? Vocês poderiam me ajudar a sobre isso?

  127. max

    CARO AMIGO ,TAMBEM ANDEI PESQUIZANDO A FUNDO ESTA QUESTAO DA PATENTE DO CARVAO ECOLOGICO .CHEGUEI A CONCLUSAO QUE ESTA PATENTE NAO EXISTE POIS ESTE PRODUTO JA E PRODUZIDA A ANOS NOS ESTADOS UNIDOS E EUROPA .POR ISSO VA EM FRENTE NAO PERCA UMA BOA OPORTUNIDADE COMO EU PERDI POR ACREDITAR EM ESPECULAÇOES MALDOSAS SOBRE O CARVAO ECOLOGICO .TODOS TEM O DIREITO DE RECICLAR .

  128. CARLOS JUNIOR
  129. CARLOS JUNIOR
  130. robert frend

    BOM DIA A TODOS LEITORES,A ALGUM TEMPO ATRAS MONTAMOS UMA FABRICA DE CARVAO ECOLOGICO.TENTARAM NOS DESANIMAR DIZENDO QUE EXISTIA UMA PATENTE.MENTIRA .ESTE PRODUTO EXISTE A MUITOS ANOS E NINGUEM PODE IMPEDIR NINGUEM DE PRODUZIR ESTE CARVAO ECOLOGICO .

  131. graziela rodrigues

    vendo uma fabrica de carvão ecologico em brasilia-df (61)8421-1401

  132. Wilson

    Sou do Interior de SP, e estou interessado em abrir uma distribuidora deste Carvão Ecológico aqui na minha cidade, poderiam me passar informações sobre a possibilidade? Obrigado.

  133. Wilson

    Sou do interior de São Paulo, e estou interessado em abrir uma distribuidora deste Carvão Ecológico aqui na minha cidade, poderiam me passar informações sobre a possibilidade? Obrigado.

  134. Wilson
  135. Marcio Bracht

    Gostaria de informações para montar uma indústria de carvão ecológico, bem como informações sobre matérias primas, pois sou do interior do Paraná.

  136. rei maquinas

    Fabricamos maquinas para a fabricaçao do carvao ecologico ,lenha ecologica e briquetinho .Maquina acompanha formulas , acessoria na montagem e projetos .maiores informaçoes 62 3317 6624 e 62 9151 9914

  137. maciel barbosa

    vendo uma maromba “extrusora”, para fabricação de carvão ecologico.Estou em brasilia (61)8421-1803 / 3965-0553

  138. Paulo Pereira da Costa

    Estou desempregado e estou querendo trabalhar (vender e/ou fabricar) com carvão. Alguém pode fornecer maiores detalhes sobre o carvão ecológico.
    Será que vale apenas?
    Sou do Rio de Janeiro

  139. Paulo Pereira da Costa
  140. ALBERI PAULINO NEPOMUCENO

    LI TODOS OS COMENTARIOS E OBSERVEI DIVERGENCIAS OU INTERESSES COMO MEU NEGOCIO NAO E JULGAR APENAS GOSTARIA DE SER UM REPRESENTANTE DESTE PRODUTO NO RRIO DE JANEIRO E NO FUTURO CASO POSSIVEL FABRICA LO

  141. ALBERI PAULINO NEPOMUCENO
  142. Jose Augusto Pádua Netto
  143. roger rodrigo
  144. Marcos Antonio das Neves

    Ola gostaria de estar conhecendo o produto do Srs preço qualidade do produto .Informo que moro na região oeste de SP onde o povo curte muito churrasco e me ponho a disposiçao para ser representante na minha região.

  145. sandra
  146. Eduardo

    Olá !!! gostaria de saber em detalhes como é feito o processo do carvão ecológico . Como por exemplo: medidas de quantidade na hoar da mistura do resíduo , argila e fécula .. Obrigado pela atenção e aguardo retorno .

  147. Carlos

    Olá, gostaria de saber como faço para representar seus produtos em minha região telemaco borba – pr.
    aguardo resposta.

  148. Marcos Henrique

    Tenho uma empacotadora de carvão no Maranhão,é um carvão sustentável e ecológicamente correto. Estou a procura de representantes em outros estados.Somos totalmente legalizados nos orgâos ambientais (Sema-Ibama). no

  149. Marcos Henrique
  150. antonio carlos

    eu morro en portugal e estou indo para campo grande ms e gostaria de representar seu produto no estato de campo grande e en portugal e espanha um forte abraço

  151. bioenergiabrasil

    Temos todos os maquinarios para fabricar carvao ecologico ,lenha ecologica e briquetes .Alem de formulas ,receitas e acessoria .Custo de produçao de R$ 85,00 a ton .Estamos a procura de representantes em todo o Brasil.62 8215 3755 .

  152. LUIZ ROBERTO ALVES DOS  SANTOS

    EU QUERO INFORMAÇOES DE COMO ADQUERIR UMA MAQUINA DE PRODUÇAO DE CARVAO ECOLOGICO BRIQUETE

  153. Carvobrasa

    Caso alguem possa me ajudar, estou interessado em saber como procedo na secagem do carvao ecologico apos ser prensado e plastificado com agua e fecula, pois somente no sol demora muito, e com as chuvas castigando, o briquete nao seca. Portanto se houver quem possa me passar a tecnica ou estufa ou secador … o que for, eu agradeço desde ja
    Ricardo
    62-84064193
    62-78112778 id- 44*317

  154. ADEILSON LOURENÇO

    TENHO UMA PEQUENA PRODUÇÃO DE CARVÃO,EM MG, E QUERIA REAPROVEITAR A MUNHA DO CARVÃO.COMO FAZER?[FORMULA DO CARVÃO ECOLOGICO]E QUAL O MAQUINARIO QUE EU PRECISO,PARA O REAPROVEITAMENTO DA MUNHA?E QUEM DEVO PROCURAR PARA COMPRAR O MAQUINARIO?

  155. Tito

    Ola
    Gostaria de comprar a formula do carvão ecologico, sou de Rondonia e tenho a maquina de prensar

  156. marcelo

    estou no RJ gostaria de receber a formula do carvão ecologico
    desde ja agradeço

  157. MARCELO

    bom dia
    gostaria de receber a formula do carvão ecologico
    se possivel
    desde já agradeço

  158. agnaldo teixeira guimaraes

    gostaria de saber como fazer para receber a receita do carvão ecologico

  159. OCIMAR DE CASTRO NETO

    GOSTARIA DE DISTRIBUIR ESTE CARVÃO NA MINHA REGIÃO, ZONA DA MATA MINEIRA , SOU DE ALÉM PARAIBA -MG, PERTO DE JUIZ DE FORA. COMO POSSO CONSEGUIR COMERCIALIZAR ESTE PRODUTO POR AQUI.

  160. ronivaldo barbosa

    gostaria de saber mais sobre esse produto, e um orçamento de uma tonelada a granel para churrasco para entregar em salto são Paulo.obrigado

  161. Deusemiro

    TRABALHO COM REVENDA DE CARVÃO VEGETAL. GOSTARIA DE TRABALHAR COM ESTE CARVÃO NA MINHA REGIÃO , MORO EM ITAGUAI / RJ, COMO POSSO CONSEGUIR E COMERCIALIZAR ESTE PRODUTO POR AQUI.
    GOSTARIA TAMBÉM QUE VCS ME AJUDASSE, COMO FABRICAR ACENDEDOR ARTESANAL PARA CARVÃO?
    FICO AGUARDANDO!!
    DEUSEMIRO
    CONTATO (21) 8407 2254 OU (21) 3036 1549 RESID.

  162. Felipe Lorenzo