Não foi ameaça

Trabalhadores sem-terra são assassinados no Sul do Pará

Atentado aconteceu no município de Cumaru do Norte onde dois homens foram mortos e um ficou ferido quando se dirigiam ao acampamento na Fazenda Santa Tereza, que ocupavam desde 1º de setembro
Por Iberê Thenório
 12/09/2006

Três trabalhadores sem-terra foram vítimas de uma tocaia, no último dia 4, quando se dirigiam para um acampamento montado na Fazenda Santa Tereza, no município de Cumaru do Norte, no Sul do Pará. Cícero Jacinto de Jesus, conhecido como "Cícero Marcineiro", de 40 anos, e Almir Pedro de Paula, de 50, morreram na hora. Um jovem de 20 anos que os acompanhava, e não pode ser identificado por questões de segurança, foi ferido no braço e passa bem. Até o momento, ninguém foi preso.

Segundo denúncias feitas pelos companheiros dos acampados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Xinguara (PA), os autores dos disparos foram pistoleiros contratados pelo fazendeiro Cássio Carvalho do Val, proprietário da fazenda. De acordo com o delegado Vicente Ferreira Gomes, da Delegacia Especial de Conflitos Agrários, que acompanha o caso, as investigações ainda estão começando. Ele afirma que será difícil encontrar o responsável, pois o crime aconteceu em local ermo, e a única testemunha é o jovem que ainda está hospitalizado.

O grupo de sem-terra que ocupa o trecho da fazenda Santa Tereza está acampado desde 1º de setembro. Segundo Gomes, há cerca de 33 barracos instalados em uma área de reserva da propriedade, mas não se sabe o número exato de famílias que estão no local. "Quando eles ocuparam, a única coisa que fizeram foi a derrubada de mata para instalar os barracos", afirma.

Não é a primeira vez que sem-terra são vítimas de violência em Cumaru do Norte. De acordo com a CPT de Xinguara, em 2004, Cássio do Val queimou barracos de sem-terra que estavam acampados às margens da estrada, fora de sua propriedade. A ação teria acontecido com a ajuda de policiais militares, que agiram sem ordem judicial.

Mais notícias sobre a violência no campo:
Artigo – Uma terra cultivada a sangue
Latifúndio e expansão do agronegócio acirram conflitos no campo
CPT pede atenção do Estado para assassinato de trabalhadores no Pará 
Defensores dos direitos humanos são ameaçados no Tocantins
Fazendeiros do Pará criticam ações da CPT e insinuam ameaças

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM