Como funciona uma cooperativa? Se tem patrão continua sendo cooperativa?

Categoria(s): Perguntas

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

A cooperativa é uma forma de associação de pessoas. Sua finalidade é a prestação de serviços aos seus associados, de tal forma que possibilite o exercício de uma atividade econômica comum. Os cooperados devem ser autônomos quanto ao modo de realização da prestação de seu serviço, gerindo as suas próprias atividades, e as decisões da cooperativa devem ser tomadas pelos associados em reuniões (assembléias-gerais). Assim, o poder de dirigir o seu próprio trabalho e os destinos da cooperativa deve ser dos cooperados.

Se existe um “patrão” comandando, a cooperativa não está mais tendo o trabalho cooperado, já que o associado perde a autonomia para determinar seu trabalho e como a cooperativa deve agir.

Com um “patrão”, afasta-se a cooperativa e surge em seu lugar o trabalho subordinado entre empregado e empregador, então o trabalhador passa a ter todos os direitos de um empregado contratado pela CLT [Consolidação das Leis do Trabalho].

Francisco José Pontes Ibiapina e Benedito de Lima e Silva Filho, auditores fiscais do trabalho



Se você se identifica com o trabalho que realizamos e quer contribuir com o combate à escravidão, ajude a fortalecer nossos projetos de educação, jornalismo e pesquisa com apenas R$ 9 por mês. Clique no botão para tornar-se um assinante ou veja outras formas de apoiar.



Neste espaço, você encontra esclarecimentos sobre questões trabalhistas e orientações de juristas especializados no tema.


Repórter Brasil

Trabalho Escravo

Referências

Sites