Recebo salário fixo mais comissão, que não consta na carteira de trabalho nem no holerite. Precisei comprovar minha renda para locar um imóvel, pedi uma declaração para empresa de que eu ganho comissão e a empresa não me deu. É permitido fazer isto?

Categoria(s): Perguntas

Share on Facebook1Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Não fazer constar o valor das comissões no holerite é uma prática ilegal usada por algumas empresas para reduzir seus encargos com o FGTS e INSS e, justamente por isso, elas relutam em fornecer a declaração, pois essa seria uma “confissão” de sua conduta irregular. Nesse caso, o trabalhador deveria exigir do seu empregador que as comissões constem na Carteira e no holerite (comprovante de pagamento) e, se nada for feito, denunciá-lo ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Questão respondida por Fernando Mesquita, auditor fiscal em São Paulo



Se você se identifica com o trabalho que realizamos e quer contribuir com o combate à escravidão, ajude a fortalecer nossos projetos de educação, jornalismo e pesquisa com apenas R$ 9 por mês. Clique no botão para tornar-se um assinante ou veja outras formas de apoiar.



Neste espaço, você encontra esclarecimentos sobre questões trabalhistas e orientações de juristas especializados no tema.


Repórter Brasil

Trabalho Escravo

Referências

Sites