Cobertura Estadual

Repórter Brasil inaugura seção especial sobre o Maranhão

A Agência de Notícias da Repórter Brasil contará com uma seção especial sobre o Maranhão. A cobertura jornalística abordará temas sociais, ambientais, fundiários e trabalhistas relevantes para o estado
Da Repórter Brasil
 29/08/2007

A partir desta quarta-feira (29), a Agência de Notícias da Repórter Brasil contará com uma seção especial sobre o Maranhão. A cobertura jornalística abordará temas sociais, ambientais, fundiários e trabalhistas relevantes para o estado, tendo o trabalho escravo contemporâneo como tema transversal.

A seção especial do Maranhão (www.reporterbrasil.com.br/maranhao) disponibiliza ainda uma relação de reportagens especiais, estatísticas básicas como a população, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a quantidade e proporção de libertados da escravidão, o número de fazendas na "lista suja" – cadastro de empregados flagrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) utilizando mão-de-obra escrava – e dados sobre a origem dos libertados pelo grupo móvel de fiscalização. Apresenta ainda os endereços e os contatos de entidades e instituições do Maranhão que recebem denúncias sobre esse tipo de crime.

Serão publicadas notícias sobre diversos temas: de carências de políticas públicas, libertações e conflitos fundiários a manifestações e mobilizações de movimentos sociais e organizações de base. Além de grandes reportagens, análises e pesquisas relativas às questões sociais e ambientais. A cobertura ainda prevê entrevistas exclusivas que possam elucidar a inserção regional do Maranhão no Brasil e no mundo. Além de conteúdos e infográficos multimídia com o objetivo de facilitar a compreensão de questões mais complexas.

Membro da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) desde a instalação da comissão, em 2003, a Repórter Brasil possui projetos nas áreas de prevenção e repressão e mantém o veículo de comunicação que mais trata do tema da escravidão contemporânea no país.

A seção especial conta com o apoio do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH).

Maranhão
Mais de 26 mil pessoas foram encontradas em condição análoga à de escravo desde 1995 no Brasil. De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), 2.164 pessoas foram libertadas em território maranhense de 1995 até hoje. Com base nesses números, o Maranhão aparece como o terceiro estado com maior número de libertações no país, com 2.992 trabalhadores libertados neste mesmo período, que equivale a 8,9% do total.

O Maranhão, contudo, é líder absoluto em outra estatística contabilizada pelo MTE e pela própria Repórter Brasil. Da soma de trabalhadores libertados, 34,3% nasceram no Maranhão. E nada menos que oito dos dez municípios que encabeçam a lista dos principais locais de nascimento dos trabalhadores libertados estão situados no Maranhão – Imperatriz (1,68%), Codó (1,55%), Passagem Franca (1,33%), Pastos Bons (1,20%), Caxias (0,98%), Colinas (0,93%), Santa Luzia (0,89%) e Bacabal (0,81%).

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM