Sou empregada doméstica e, às vezes, acompanho meus patrões em viagens. Quando isso acontece, fico 24 horas à disposição deles, cuidando das crianças, cozinhando e arrumando as coisas. Nesses casos, tenho direito a receber algo a mais no meu salário?

Categoria(s): Perguntas

É assegurado o repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos (conforme o art. 7º, § único, c.c inciso XV da Constituição Federal de 1988), e também aos feriados. Se a empregada doméstica trabalhar no dia de feriado ou no dia do repouso semanal (domingo ou não), terá direito ao pagamento em dobro, caso não tenha a folga compensatória.

No entanto, o trabalho doméstico não tem uma jornada de trabalho estabelecida por lei. Assim, o número de horas a serem trabalhadas deve ser acordado entre as partes. Desse modo, a pessoa poderá, sim, trabalhar mais de oito horas diárias e 44 horas semanais, sem que haja obrigação do empregador de pagar horas extras, é uma questão de combinação.

Questão respondida por Ana Maria Alves, auditora fiscal do trabalho em São Paulo

Banner da campanha financeira da Repórter Brasil

Neste espaço, você encontra esclarecimentos sobre questões trabalhistas e orientações de juristas especializados no tema.


Repórter Brasil

Trabalho Escravo

Referências

Sites