O que é a Cipa e o que ela faz?

Categoria(s): Perguntas

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

A Cipa é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e toda a empresa deve constituir uma e mantê-la funcionando. O objetivo da Cipa é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

A Cipa é responsável por fazer a identificação dos riscos do meio ambiente do trabalho e elaborar mapa de risco, com os locais onde pode acontecer acidente de trabalho. Os trabalhadores devem participar da elaboração do mapa.

A sua composição deve ter tanto pessoas representantes dos empregados quanto do empregador. Nenhum empregado com cargo de direção na Cipa poderá ser dispensado do seu emprego sem um motivo justo, desde o registro de sua candidatura até um ano após seu mandato.

*Esta pergunta foi extraída da Cartilha Trabalho Legal, do Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso do Sul.



Se você se identifica com o trabalho que realizamos e quer contribuir com o combate à escravidão, ajude a fortalecer nossos projetos de educação, jornalismo e pesquisa com apenas R$ 9 por mês. Clique no botão para tornar-se um assinante ou veja outras formas de apoiar.


Tags: ministério do trabalho e emprego


Neste espaço, você encontra esclarecimentos sobre questões trabalhistas e orientações de juristas especializados no tema.


Repórter Brasil

Trabalho Escravo

Referências

Sites