TRT de RO/AC discute a situação do trabalho escravo no Brasil no seu Programa de TV

 01/05/2010

A nova formatação do trabalho análogo ao escravo no Brasil hoje tem uma dimensão que a maioria da população brasileira não compreende, por não saber o significado do que seja esta nova escravidão. A constatação foi feita pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Benedito Lima e Silva Junior, em entrevista ao Programa Justiça & Cidadania do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre).

Diferente da clássica praticada nos séculos XVII e XVIII, ele afirma que a nova escravidão trabalha muito mais com a restrição de ir e vir, e o descumprimento dos direitos fundamentais dos trabalhadores.

Esta situação degradante em que se encontra cerca de 25 mil pessoas no país, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, foi endossada pela procuradora do trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho de Ji-Paraná, Carolina Marzola Hirata, também em entrevista ao J&C.

De acordo com a procuradora, o combate repressivo e incisivo dos órgãos fiscalizadores como o Ministério do Trabalho e Emprego, Justiça do Trabalho, Ministério Público Federal e o próprio Ministério Público do Trabalho, tem contribuído para a queda gradual dos casos de escravização de vários trabalhadores. "O que encontramos agora são poucos trabalhadores em vários focos espalhados", revelou.

Estas e outras discussões sobre o trabalho análogo ao escravo e trabalho degradante estão na pauta do Programa Justiça & Cidadania que vai ao ar neste final de semana para Rondônia e Acre, através das emissoras parceiras, para o restante do Brasil por meio da TV Justiça e via satélite para todo o mundo pela Amazonsat.

Confira os canais e horários
Perto de completar em maio oito anos no ar, o Justiça & Cidadania é exibido em Rondônia na TV Candelária de Porto Velho – Record (domingo, às 8h30) e na TV Cidade de Jaru – SBT (domingo, às 8h30). No Acre é transmitido em Rio Branco pela TV Gazeta – Record (quarta-feira, às 17h30).

Para todo o Brasil, o programa é veiculado pela TV Justiça (sábado, às 8h30; domingo, às 13h30; sexta-feira, às 5h – horários de Brasília) e para todo o país e o mundo pela AmazonSat (terça-feira, às 7 e 10h30; quinta-feira, às 7h30). O programa pode ser acessado na página do Tribunal em www.trt14.jus.br.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM