Campanha para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes é lançada no RJ

 28/02/2011

Rio de Janeiro (RJ), 28/2/2011 – A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República lançou na sexta-feira, dia 25, a Campanha de Carnaval para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O projeto, que conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, tem como objetivo convocar a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência de casos de violência sexual contra menores de 18 anos, principalmente em épocas festivas como as do carnaval.

Com o slogan "A bola está com você", a campanha estará nos blocos de carnaval e nos aeroportos de 17 capitais brasileiras. O material divulgará o telefone do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 -, serviço gratuito que funciona 24 horas, todos os dias, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br ou pelo email [email protected].

De acordo com dados da SDH, nos últimos cinco anos, o aumento do número de denúncias registrados nos períodos do carnaval comprova a eficácia da campanha. Enquanto, em 2006, o serviço registrava denúncias de 882 municípios, em 2010, foram computadas ligações oriundas de 4.886 cidades brasileiras. Entre maio de 2003 e dezembro de 2010, o Disque 100 encaminhou cerca de 145 mil denúncias de todo o país.

A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que o Governo federal pretende desenvolver outras políticas nesse sentido. "Não bastam apenas campanhas. É preciso agir", disse, acrescentando que a ideia é estender a campanha a todos os aeroportos, rodoviárias e rodovias do país.

Maria do Rosário também fez um apelo à população, pedindo para que denunciem casos de abuso contra crianças e adolescentes. Ela acrescentou que o símbolo da campanha, uma bola, representa a necessidade de que todos colaborem, pois um jogo não se joga sozinho.

A apresentadora Xuxa Meneghel também compareceu e ressaltou a importância da campanha, não só na época do carnaval, mas ao longo de todo o ano todo.

Representando o procurador-geral do Trabalho Otavio Brito Lopes, a procuradora-chefe substituta do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Cynthia Maria Simões Lopes, e a procuradora Maria Vitória Sussekind prestigiaram o evento. Participaram do evento autoridades dos Governos federal, estadual e municipal, além das entidades parceiras da campanha.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM