Autoridades de Campinas e Sorocaba discutem estratégias para combater trabalho precário em obras

 17/03/2011

Representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e poderes municipais discutem nesta quinta-feira, 17, estratégias para o combate às irregularidades trabalhistas na construção civil nas cidades de Campinas e Sorocaba.

Nas reuniões, os órgãos envolvidos devem traçar planos de ação em conjunto para enfrentar a precariedade nos canteiros de obra e moradias de trabalhadores.

Em Campinas, o encontro está marcado para as 14 horas, no paço municipal, com a participação das secretarias de Trabalho e Renda, Assuntos Jurídicos e Urbanismo da prefeitura, além do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Polícia Federal.

Em Sorocaba, os procuradores acompanham a Comissão Especial do Trabalho Precário, criada pela Câmara Municipal para prover meios para intensificar as fiscalizações em obras locais. A reunião será nas dependências da Câmara, às 13h30.

Nos últimos 20 dias houve o registro de 6 casos de trabalho degradante na construção civil na Região Metropolitana de Campinas. Em sua maioria, os trabalhadores contratados por empreiteiras de mão de obra eram submetidos a condições precárias de trabalho e moradia, com indícios de aliciamento.

Em Sorocaba, um grupo de operários nordestinos foi vítima de condições precárias de trabalho, nos moldes dos casos verificados em Campinas.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM