Panorama

Desemprego recua na América Latina, aponta OIT

Brasil é citado como exemplo em relatório que apresenta balanço positivo da região, mas não deixa de apontar problemas como informalidade e pobreza
Por Daniel Santini e Maurício Hashizume
 12/01/2012

O nível médio de desemprego na América Latina caiu de 7.6% nos dez primeiros meses de 2010, para 7.0% no mesmo período em 2011, segundo relatório divulgado na tarde desta quinta-feira (12), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Panorama Laboral 2011 é um documento amplo e detalhado sobre trabalho e emprego na América Latina (confira a íntegra, em espanhol), e reúne dados que indicam resultados positivos ao longo deste último período, mesmo com a crise financeira internacional.

De acordo com o levantamento, o recuo no desemprego está associado ao crescimento econômico dos países latino-americanos. A estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) da região suba 4,5% em 2012. O Brasil é apontado como exemplo de sucesso pela OIT. "A experiência exitosa do país confirma que é possível avançar no objetivo de [garantir] trabalho decente, junto com a preservação dos equilíbrios macroeconômicos e com o vigor do crescimento", destaca. Para a instituição, o exemplo brasileiro "demonstra que a melhoria de salários e benefícios e a redução da pobreza constituem um estímulo para os investimentos, o crescimento e a criação de emprego".

O desemprego na América Latina diminuiu tanto para homens quanto para mulheres, mas os dados relativos à desigualdade ainda preocupam. Para cada dez homens, há 14 mulheres desempregadas. [Clique nos botões do mapa abaixo para ver os dados de cada um dos 14 países que serviram de base para o levantamento da OIT. Em verde, estão os 11 em que a taxa de desemprego caiu e, em vermelho, os três em que houve aumento].

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM