Extração de madeira

Em Goiás, fiscalização resgata trabalhadores que viviam em curral

Para evitar a libertação, gerente da fazenda tentou esconder parte dos trabalhadores que viviam em condições degradantes, mas ônibus quebrou e fiscais conseguiram alcançar o grupo
Por Bianca Pyl
 24/05/2012

Ação de fiscalização realizada no final de abril pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO), pelo Ministério Público do Trabalho e pela Polícia Federal encontrou trabalhadores vivendo em condições análogas a de escravos em um curral na Fazenda Vale do Rio Doce, em Rio Verde (GO). A ação foi motivada por denúncia e resultou na libertação de 17 pessoas. A propriedade foi arrendada por Jailes da Silva Ataídes, que acabou responsabilizado pela situação encontrada. De acordo com a equipe de fiscalização, o empregador chegou a tentar esconder parte dos trabalhadores, mas o ônibus que transportava o grupo quebrou na estrada. A Repórter Brasil tentou, mas não conseguiu encontrá-lo para comentar o flagrante.

Curral onde parte dos trabalhadores resgatados morava (Fotos: SRTE/GO)

Além dos que viviam em um curral, a fiscalização encontrou também trabalhadores alojados em um galpão. Alguns dormiam em espumas colocadas em cima de tijolos. A ação foi coordenada pelo auditor fiscal Roberto Mendes, da SRTE/GO. Além das condições degradantes a que estavam submetido, os empregados também tinham salários atrasados e, por isso, impedidos de deixar o local.

Colchão de espumas colocados em tijolos eram usados como cama pelos trabalhadores

As vítimas foram aliciadas por intermediários, conhecidos como "gatos" nos municípios de Rio Verde (GO) e Rio Doce (GO), próximos à fazenda. Os trabalhadores extraiam madeira de eucalipto e operavam motoserras sem nenhum treinamento ou uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Outra parte do grupo dormia nesse galpão, sem estrutura nenhuma

A alimentação era acondicionada de forma inadequada, aumentando riscos de contaminação. Também não havia mesas ou cadeiras para as refeições, nem instalações sanitárias ou água potável.

Vítimas dormiam em colchões de espumas colocados sob tábuas, sem nenhuma proteção

A fiscalização responsabilizou Jailes da Silva Ataídes, que arrendou a fazenda para extrair a madeira. Jailes pagou as verbas rescisórias no valor total de mais de R$ 70 mil. Os empregados receberam guias para sacar o Seguro Desemprego.

 Trabalhadores encontrados em situação análoga a de escravo em Goiás

2008  867 trabalhadores (1ª lugar em resgate no País)
2009  328 trabalhadores (5ª lugar em resgates no País)
2010  314 trabalhadores (3ª lugar em resgates no País)
2011  299 trabalhadores (ainda não há estatísticas nacionais)
2012  41 trabalhadores  (até abril)

Fonte Ministério do Trabalho e Emprego

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM