Repórter Brasil publica livro que celebra 10 anos de estrada

 16/08/2012

Repórter Brasil lança coletânea com algumas das melhores reportagens veiculadas no site da organização, que acaba de completar sua primeira década de existência

LANÇAMENTO  DO  LIVRO
REPÓRTER BRASIL.
10 ANOS DE ESTRADA DE TERRA EM 1 7 GRANDE S REPORTAGENS

22 de agosto, 4a feira
19h30, Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073

A Repórter Brasil foi ao ar no dia 9 de outubro de 2001, com o objetivo de fomentar a reflexão e a ação sobre a violação aos direitos dos povos e trabalhadores do campo no Brasil por meio da informação de qualidade.

Com o tempo, tornou-­se uma das mais importantes fontes de informação sobre direitos humanos no país. As reportagens, investigações jornalísticas, pesquisas e metodologias educacionais da Repórter Brasil têm sido usadas por lideranças do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil como instrumentos de combate à escravidão contemporânea, um problema que afeta milhares de pessoas.

Síntese do trabalho que a Repórter Brasil tem desenvolvido, a coletânea REPÓRTER BRASIL. 10 ANOS DE ESTRADA DE TERRA EM 17 GRANDES REPORTAGENS traça um panorama ao mesmo tempo geográfico (foram escritos em municípios de todas as regiões do país), cronólogico (cobrem pouco mais de uma década) e temático (os assuntos vão da seca em estados do Nordeste às condições de trabalho em confecções paulistanas, passando por agricultura, mineração e infra-­‐estrutura).

Iniciado na nascente do Capibaribe, na divisa entre Pernambuco e Paraíba, onde trabalhadores levavam, em 2000, uma vida infelizmente parecida com a dos retirantes retratados em Morte e Vida Severina, o percurso do livro é, de certo modo, uma descoberta do Brasil, de suas riquezas, de seus problemas, de sua gente.

O LIVRO
REPÓRTER BRASIL.
10 ANOS DE ESTRADA DE TERRA EM 17 GRANDES REPORTAGENS.
Organização de Leonardo Sakamoto e Lúcia Monteiro. Vários autores. 208 págs., R$ 36,90.

OS ORGANIZADORES
Leonardo Sakamoto é fundador da Repórter Brasil, da qual é coordenador. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, ele é professor do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autor do Blog do Sakamoto (blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br).

Lúcia Monteiro é jornalista, mestre em cinema e membro associado da Repórter Brasil. Foi professora de cinema da Universidade de Paris 3 Sorbonne Nouvelle e atualmente prepara sua tese de doutorado na mesma instituição, em parceria com a Universidade de São Paulo.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM