Residencial negado em Joinville

 04/01/2013

Caixa suspenderá vendas no Floresta após vetar novos contratos com a MRV

A suspensão de novos contratos de financiamento para obras da construtora mineira MRV Engenharia, determinada na quarta-feira pela Caixa Econômica Federal, terá seu impacto no Estado principalmente em Joinville, cidade catarinense onde a empresa tem maior atuação. A medida tomada pelo banco foi uma resposta à inclusão de uma das filiais da construtora em atualização de cadastro do Ministério do Trabalho (MTE) de empregadores que tenham submetido funcionários a condições análogas às de escravo.

Segundo a gerente regional da Caixa em Joinville, Janice Werka Vieira, cinco empreendimentos da MRV receberam o aval do banco e serão entregues normalmente.

Mas um condomínio em fase de pré-lançamento, o Spazio Jardim de Genebra, terá o crédito recusado. O condomínio de apartamentos de dois quartos está planejado para ser erguido na rua Santa Catarina, no Floresta.

A empresa também atua na Grande Florianópolis – além da Capital, Palhoça e São José. Mas, segundo o gerente regional da Caixa, Marcelo Moser, a saída da empresa do Minha Casa, Minha Vida, não causou impacto. Havia um empreendimento da empresa na região, sem expectativa de novos contratos. “Não precisamos buscar uma empresa para substituir a MRV. A entrada de construtoras no programa está sempre aberta. As empresas enviam os projetos, que são adequados às condições do Minha Casa, Minha Vida. No Estado, cerca de 200 participam.”

A Caixa suspendeu a recepção e contratação de novas propostas de financiamento de empreendimentos da MRV Engenharia, mas informou que imóveis contratados seguem curso normal de venda – seja na validação de parcelas ou na liberação do financiamento. Segundo o MTE, a MRV responde pela terceirização ilícita de trabalhadores em um residencial de apartamentos em Curitiba.

Entre as infrações cometidas, segundo a pasta, estão contratação sem ponto ou carteira assinada e condições insalubres em alojamentos e canteiros de obras.

Texto originalmente publicado no site do A Notícia, de Santa Catarina

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM