Abaixo-assinado pede que venenos proibidos no exterior sejam banidos do Brasil

 09/04/2013

Mais de 50 entidades da sociedade civil coletam assinaturas para um abaixo-assinado que pede o banimento do uso de uma série de agrotóxicos que são proibidos no exterior, mas que são empregados em larga escala na produção rural brasileira.

Cartaz de divulgação do abaixo-assinado. Clique para ampliar. (Crédito: Reprodução)
Cartaz de divulgação do abaixo-assinado. Clique para ampliar. (Crédito: Reprodução)

De acordo com o Dossiê Virtual “Um Alerta sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde”, elaborado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em conjunto com universidades federais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nos últimos três anos  o Brasil  tem sido o maior consumidor de agrotóxicos em todo o mundo.

Ainda segundo o estudo, o uso constante de herbicidas e pesticidas provoca amplos impactos à saúde pública e a todos que consomem os alimentos contamidos por esses tipos de venenos. Entre alguns agrotóxicos permitidos no Brasil estão substâncias como o Endosulfan (banido em 45 países), Cihexatina (proibida na União Europeia e em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, China e Japão) e Metamidofós (proibido na União Europeia, China, Índia, e Indonésia).

O abaixo-assinado, disponível aqui, já conta com quase 15 mil apoiadores e tenta alcançar o número de 20 mil assinaturas até o momento de sua apresentação.

A petição faz parte da Campanha Permamente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, iniciativa de organizações e autoridades públicas em defesa da agroecologia, que pretende entregar um documento na próxima quarta-feira, dia 10, à presidenta Dilma Rousseff, solicitando que ela providencie “o banimento imediato no país de toda importação, produção e comercialização de agrotóxicos e substâncias já proibidas no exterior”.

A entrega da carta com as reivindicações à Presidência da República acontecerá no mesmo dia do lançamento do Plano Safra 2013-2014 de apoio à agricultura familiar, em solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM