Projeto contra tráfico de pessoas será discutido em encontro internacional no Rio de Janeiro

 19/11/2013

Uma aliança entre diferentes organizações governamentais e não governamentais organiza nesta quinta-feira (21) um encontro internacional para apresentar e debater o movimento internacional GIFT box e a campanha que foi realizada no Rio de Janeiro em julho deste ano. Também serão discutidas propostas para a continuidade do projeto em 2014 e 2016 – durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas – e trocas de experiências na prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho escravo entre diferentes atores.

Uma das caixas do projeto GIFT box Brasil numa Estação do Teleférico do Alemão Foto: Marcelo Horn/Divulgação SEASDH
Uma das caixas do projeto GIFT box Brasil na estação do Teleférico do Alemão
Foto: Marcelo Horn/Divulgação SEASDH

O projeto GIFT box consiste numa série de peças de arte que representam “caixas de presentes” enormes. As caixas são colocadas em lugares públicos, onde, ao entrar em cada uma delas, o público pode conhecer relatos de migrantes enfrentaram situações de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, adoção ilegal de crianças ou tráfico de órgãos. Em uma das caixas, os transeuntes puderam conhecer a história de um grupo de doze trabalhadores resgatados da escravidão no ‘Gilrassic Park’, um zoológico no interior do Maranhão. Para proteger a identidade das vítimas, os nomes foram trocados e trabalhou-se com fotografias de modelos que reconstroem a situação.

O projeto GIFT box Brasil tem como antecedente o projeto GIFT box realizado pela ONG Stop the Traffik e a UN.GIFT durante as Olimipiadas de Londres em 2012. No Brasil, o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SEASDH), a ONG Stop the Traffik e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O encontro é aberto e gratuito mediante a inscrição e contará com a presença de diversas autoridades públicas e representantes da sociedade civil. Dentre esses, devem participar o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Zaqueu Teixeira, a secretária nacional de Justiça, Heloísa Greco, o coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT, Luiz Machado, e o assessor especial das Nações Unidas e fundador da ONG Stop The Traffik, Steve Chalke.

Encontro Internacional GIFT box Brasil

Serviço
Encontro Internacional GIFT box Brasil

21/11, das 13h30 às 17h
LOCAL: Espaço Cultural CEDIM
ENDEREÇO: Rua Camerino, 51, Centro – Rio de Janeiro, RJ
ENTRADA GRATUITA
INSCRIÇÕES
pelo email [email protected] ou telefones (21) 2334-5553 ou 2334-5540
ORGANIZAÇÃO: UN.GIFT, ONG Stop The Traffik e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM