Amazônia

Mapa de resgates reforça relação entre trabalho escravo e desmatamento na Amazônia

Visualização permite observar a alta incidência de flagrantes em áreas de desmatamento, e reforça a relação entre avanço da fronteira agrícola, degradação social e devastação do meio ambiente
Por Daniel Santini
 21/01/2014

Todos os resgates de trabalho escravo realizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego entre 2003 e 2013 foram organizados em um mapa no projeto Infoamazonia. A visualização permite observar a alta incidência de flagrantes nas áreas em que mais houve desmatamento na Amazônia e reforça a relação entre avanço da fronteira agrícola, degradação social e devastação do meio ambiente.  No mapa abaixo, passe o cursor sobre os círculos vermelhos para ver a quantidade de trabalhadores libertados por município no período – quanto maior o círculo, maior a incidência. Clique nos botões “frigoríficos” e “desmatamento” para visualizar onde estão frigoríficos na Amazônia e onde ocorreu o desmatamento.

Mapa de resgates de escravos na Amazônia
recarregue a página ou clique aqui se não conseguir visualizar

O Infoamazonia é hoje a principal base de dados sobre Amazônia e agrega as notícias publicadas sobre a região. Além de organizar as informações sobre resgates, o projeto passou a divulgar também as reportagens sobre trabalho escravo na região, incluindo os textos publicados pela Repórter Brasil.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM