Município de Simão Dias deve combater trabalho infantil em feiras e matadouros

 20/02/2014

Após recorrentes flagrantes de trabalho infantil em feiras e matadouros no município de Simão Dias, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município. Mediante a assinatura do Termo, a Prefeitura assumiu a obrigação de combater o trabalho de crianças e adolescentes no Mercado Municipal, matadouros e feiras livres.

No TAC, ficou definido que o Município fiscalizará a presença de criança e adolescente nesses lugares, por meio de constante vigilância no acesso e nas dependências desses espaços. A prefeitura deverá disponibilizar, no mínimo, um servidor público municipal para impedir, direta ou indiretamente, o acesso e/ou a atividade de trabalho dos permissionários que descumprirem a norma. Caso haja flagrante do descumprimento, a licença poderá ser cassada.

O Município de Simão Dias também deverá cadastrar as crianças e os adolescentes que forem encontradas em situação de trabalho e encaminhar a documentação para o Conselho Tutelar.

Além de proibir e fiscalizar o trabalho de crianças e adolescentes, também ficou estabelecido que o Município deverá incluir os menores em programas de apoio e orientação às vítimas infanto-juvenis de negligência
e exploração do trabalho, como Peti e Agente Jovem; programa de combate a evasão escolar e inclusão da família em programa de apoio social e econômico a famílias necessitadas.

A prefeitura de Simão Dias tem até o final de março para regularizar a situação, sob o risco de pagar multa mensal de R$ 10 mil e diária de R$ 1 mil, enquanto não for cumprido o que foi acordado com o MPT.

Texto divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho em Sergipe.

Leia também:
Violência crua, um flagrante de trabalho infantil em matadouros
Orçamento de meio milhão para novo matadouro está parado
“Crianças são mais suscetíveis a infecções”

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM