Nota de posicionamento da Cemig

Empresa nega que suicídio de funcionário tenha relação com condições de trabalho na empresa
 24/02/2014

Confira abaixo nota enviada pela assessoria de imprensa da Cemig sobre infrações apontadas pela fiscalização do trabalho abordadas na matéria “Cemig é responsabilizada por flagrante de 179 trabalhadores em condições análogas às de escravos”.

Com relação às notícias veiculadas em blogs e na internet a respeito da morte de um trabalhador da empresa CET Engenharia, em seu alojamento, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que não existe qualquer evidência de que o suicídio esteja relacionado às condições de alojamento fornecido pela CET e repudia com veemência qualquer atitude oportunista e leviana cuja finalidade seja obter, de uma situação trágica como essa, benefício para si ou para terceiros.

Adicionalmente, a Cemig informa que o trabalhador que cometeu suicídio no alojamento, em 5 de fevereiro do ano passado, tinha 28 anos e era natural de Jequitinhonha (MG). Tinha sido contratado pela CET Engenharia, há menos de três meses (em 19 de novembro de 2012), para o cargo de instalador de rede de distribuição aérea. Quando ocorreu o suicídio, ele não estava trabalhando, pois ainda estava em treinamento. Na escola, ninguém tomou conhecimento de qualquer problema pessoal ou profissional. A namorada e a família também não relataram ter conhecimento de qualquer problema ou da intenção dele em cometer tal ato.

Com relação à denúncia de excesso de horas trabalhadas, a Cemig informa que contrata serviços, sendo que a CET também presta serviços para outras empresas. Diante disso, estão registradas nos cartões de ponto as horas trabalhadas por seus empregados em todos os serviços executados naquele mês pela CET.

A Cemig, como tomadora dos serviços, fiscaliza a regularidade do cumprimento das obrigações trabalhistas das prestadoras de serviços e exige a apresentação de quadro estatístico e de relação de horas extras trabalhadas, sendo que os quadros estatísticos apresentados pela CET não demonstram quantidade excessiva de horas trabalhadas por empregado. Não havia exigência pela Cemig, em relação à CET, de prestação de serviço aos sábados; geralmente, metade das turmas de trabalhadores da CET eram alocadas aos domingos, para execução de atividades. Nos registros de ponto dos trabalhadores da CET, apresentados à Cemig, há apontamento do descanso semanal.

Em relação aos demais pontos mencionados na matéria, a Cemig já se manifestou previamente a respeito”.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM