Repórter Brasil atualiza base de dados interativa sobre trabalho escravo

Além da pesquisa por municípios, informações também podem ser ordenadas por unidade da federação em mapas e gráficos
 12/09/2014
Infográfico permite filtrar casos de trabalho escravo dos últimos 18 anos no Brasil; clique na imagem para consultar
Infográfico permite filtrar casos de trabalho escravo dos últimos 18 anos no Brasil; clique para consultar

A ONG Repórter Brasil atualizou um sistema aberto para consulta sobre os flagrantes de exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravos já registrados pelo poder público no Brasil. O mecanismo foi lançado em julho deste ano e, agora, possui novas formas de filtragem das informações.

Com dados obtidos a partir de tabelas publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 1995 – quando o governo brasileiro reconheceu a existência de escravidão no país e passou a adotar medidas para erradicação desse crime – o sistema é o único no país a apresentar um levantamento completo das informações públicas sobre flagrantes de escravidão.

Confira os dados e o infográfico clicando aqui

O instrumento, desenvolvido pelo jornalista Stefano Wrobleski, permite a consulta de casos de escravidão organizados ou ordenados por unidade da federação e município, através de mapas e gráficos onde os dados podem também ser filtrados por localização geográfica, tempo ou quantidade de pessoas atingidas.

Para possibilitar que outros interessados façam uso dos mesmos dados, na mesma página está disponível também a íntegra de todas as tabelas das fiscalizações que resultaram em flagrante de trabalho escravo. Ali podem ser verificados todos os 3.747 estabelecimentos inspecionados entre 1995 e 2013, de onde foram libertadas 47.031 pessoas em situação análoga à escravidão.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM