A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Em São Paulo, protesto pede fim da violência contra imigrantes

Marcha dos Imigrantes chega à oitava edição com bloco para denunciar violência sofrida por mulheres de outros países no Brasil

8ª Marcha dos Imigrantes - São PauloOrganizações da sociedade civil realizam, neste domingo (7), ato em São Paulo exigindo um basta à violência contra os imigrantes. Este é o tema da Marcha dos Imigrantes, que ocorre desde 2007 e chega à oitava edição neste ano. A manifestação terá início na Praça da República, com concentração a partir das 9h, e sairá em caminhada às 10h pelas ruas da capital paulista até a Praça da Sé.

O ato lembra o Dia Internacional do Migrante, proclamado em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser comemorado em 18 de dezembro.

Confira também como foi a Marcha dos Imigrantes de 2013

A violência sofrida pelos imigrantes no Brasil é agravada devido às barreiras de idioma, falta de informações e xenofobia, que tornam estas pessoas mais vulneráveis à escravidão, tráfico de pessoas, assédio moral e outras questões trabalhistas e sociais. Além disso, a manifestação deve ressaltar os problemas do Estatuto do Estrangeiro que, criado durante a ditadura militar, em 1981, tem como foco a “segurança nacional” e encara os imigrantes como ameaças.

Para as mulheres, a questão é ainda mais delicada, já que as barreiras são aprofundadas por questões de gênero que, não raro, resultam em violência doméstica e discriminação no ambiente de trabalho. Por isso, para o ato deste ano, foi articulado também um Bloco de Mulheres que dê visibilidade a estes problemas.

Serviço
8ª Marcha dos Imigrantes

7 de dezembro, às 9h
CONCENTRAÇÃO: Praça da República, São Paulo (SP) (ver mapa)
CONVOCAÇÃO: CAMI – Centro de Apoio ao Migrante


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marcha contra a violência, por cidadania plena e direitos humanos | - […] como parte do calendário de luta internacional, migrantes, refugiados e refugiadas irão marchar na cidade de São Paulo, em um…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *