Resposta da Plena Alimentos

Nota da empresa Plena Alimentos em resposta à matéria "JBS compra gado de áreas desmatadas ilegalmente e leva multa de R$24 milhões"
 23/03/2017

COMUNICADO À IMPRENSA

A Plena Alimentos vem a público esclarecer as informações veiculadas no noticiário referentes à Operação “Carne Fria”, deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pelo Ministério Público do Pará, no dia 21 de março, em Tocantins.

A Plena segue normas nacionais e internacionais de segurança alimentar e realiza uma rigorosa seleção de seus fornecedores a fim de garantir produtos de excelente qualidade e de ótima procedência. Todo o processo de compra de gado é feito mediante consulta prévia no site do IBAMA sobre a situação do fornecedor para emissão da Certidão Negativa de Embargo pelo órgão, que reconhece a idoneidade do pecuarista, por meio do termo “NADA CONSTA” na lista de embargos do IBAMA.

Portanto, a notificação do IBAMA, na Planta de Paraíso do Tocantins, é improcedente uma vez que, antes da aquisição do gado do pecuarista, a Plena obtém no site do próprio IBAMA a Certidão Negativa de Embargo. Isso demonstra que, no momento da compra, não existia nenhuma irregularidade na situação do fornecedor para a aquisição dos animais, estando em conformidade com todos os critérios legais e socioambientais e que a criação do gado não era em área de desmatamento ilegal.

A Plena reitera que cumpre integralmente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público Federal, que prevê a não aquisição de gado proveniente de área de desmatamento e de mão de obra escrava. As informações de movimentação dos animais entre fazendas são registradas na Guia de Trânsito Animal (GTA) de responsabilidade dos órgãos governamentais.

É fundamental destacar que em momento algum a Operação Carne Fria se refere à qualidade da carne, mas ao local de origem do gado adquirido. Todos os processos da Plena para a compra de gado estão em conformidade com a legislação nacional. Inclusive em todas as unidades da Plena existe um posto de Inspeção Federal em tempo integral com um fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura.

Presente no mercado há 27 anos, a Plena tem atuação em todo território nacional, exporta para mais de 20 países, e possui unidades em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins e gera mais de 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos. Só na Planta de Paraíso do Tocantins são gerados 340 empregos.

Sempre pautada pela qualidade de seus processos e pela oferta dos melhores produtos aos consumidores, a empresa tem no seu portfólio várias linhas e comercializa com as maiores redes do atacado e varejo do país.

Resposta à matéria: “JBS compra gado de áreas desmatadas ilegalmente e leva multa de R$24 milhões”

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM