Infografia: Trabalho infantil no Brasil

Baseado nos dados do censo do IBGE de 2000 e 2010, este infográfico abaixo mostra que a questão do trabalho infantil está longe de se resolver no Brasil.

Num período de 10 anos, houve aumento do trabalho de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos na maior parte dos estados da região Norte e Centro-Oeste – o destaque negativo ficou para o Amapá, que aumentou em 67% o índice de trabalho nessa faixa etária, o que dá quase 5000 crianças e adolescentes a mais trabalhando no estado do extremo norte do Brasil.

Por outro lado, nos estados do Nordeste houve redução em todos, com destaque para o Piauí, que baixou consideráveis 30% o número de crianças entre 10 e 17 anos trabalhando. São 36 mil crianças a menos trabalhando no estado.

 

17 thoughts on “Infografia: Trabalho infantil no Brasil

  1. Pingback

  2. Estou em busca de entender melhor a situação da criança e adolescente no Brasil frente ao trabalho infantil e outras violências. Com certeza, só podemos encontrar respostas no momento em que nos dispomos à leitura e nesta busca por sites responsáveis, este eu gostei e vou acompanhá-lo no FB. Sei que não posso fazer muito e ao mesmo tempo acredito que estar compartilhando notícias à respeito, opinando, incentivando pessoas, me faz feliz. Tive oportunidade de participar de eventos frente ao enfrentamento à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes e sei bem os problemas. Obrigada!

  3. Pingback

  4. Pingback

  5. Pingback

  6. Pingback

  7. Pingback

  8. Pingback

  9. Pingback

  10. eu espero que com isso todos possam ver um pouco da realidade infantil e tudo o que eles passam

  11. eu so natalia morro em picui pb tenho 11 anos e eu nao me conformo em ver todo isso que essas crianças passam por isso que todos nos temos que nos jutar para podermos ajuda-los.

  12. É inacreditável que, em pleno século XXI, o homem continue insensível à essa situação lamentável.

  13. Essa mazela que assola o país e, certamente, constitui vergonha para a sociedade brasileira, exige uma discussão aprofundada em todos os segmentos da sociedade. Inclusive a sociedade civil organizada e as entidades classistas. Sobretudo, no ambiente escolar, em séries amadurecidas. O problema não é pontual. Passa por um leque de questões de natureza ética e de gestão. Esse momento, de profundo repensar pelo qual passa a sociedade, se manifestando contra as arbitrariedades e as incongruências existentes nesse Estado, constitui um importante momento para se discutir a questão. Ou a sociedade, assume uma forte postura de enfrentamento contra a corrupção e os corruptos, ou do contrário, tudo apenas se reinventa e se repete, pois a corrupção vergonhosa nesse país, é o grande câncer que debilita a nação e o organismo público. Corrupção deve ser crime hediondo, para o bem das crianças, dos adolescentes, adultos e a nação brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>