Irmã Dorothy Mae Stang, de 73 anos, missionária de Notreadame foi assassinada na manhã de hoje (12/02/05), as 09:00h quando caminhava com dois trabalhadores rurais para uma reunião no Projeto de Desenvolvimento Sustentável – PDS – Esperança, localizado a 40 Km de Anapu do Oeste Paraense. Irmã Dorothy vinha enfrentando ameaças de mortes por fazendeiros da região, desde que começou um trabalho de apoio aos trabalhadores rurais, em 1997, que pretendiam projetos de assentamento adequados a conservação da Amazônia, os conhecidos PSD.
Irmã Dorothy, provavelmente foi mais uma vitima de crime de encomenda, pois os dois pistoleiros que a assassinaram eram, segundo testemunhas, inimigos e ameaçadores de Dorothy Stang.
Dorothy Stang já havia recebido prêmio de cidadã paraense, e no último dia 10 de dezembro recebeu prêmio de direitos humanos, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Seção Pará.
A suspeita do assassinato recai, de acordo com informantes, sobre pistoleiros ligados ao Dnair Freijó da Cunha – o conhecido como TATO, que chegou em Anapu no final do ano passado se dizendo dono do lote 55 da gleba Bacajá, PDS Esperança, o qual teria comprado do senhor Vitalmino, o BIDA. Por sua vez o Sr.BIDA já tinha feito uma grande derrubada e foi até multado em 3 mil reais pelo IBAMA.
Segundo informações TATO era conhecido pela violência. Já havia queimado casas de trabalhadores, expulsando famílias de suas terras. Seu terror chegou até o ponto de invadir a casa de um posseiro, onde permaneceu no domicilio, inclusive, com a presença do presidente do INCRA da região.
A CPT espera que o crime seja apurado pela Polícia Federal e os executores e mandantes sejam julgados pela esfera federal, sem interferência da oligarquia latifundista do Estado que continua a matar trabalhadores rurais.
No último ano foram 11 assassinatos, mas de 30 ameaçados de morte, inclusive a irmã Dorothy, que foi assassinada. Infelizmente o Estado do Pará continua recordista em crimes do latifúndio. O Estado é totalmente ausente da fronteira, a violência é deliberada e está a serviço de grupos que controlam o poder (madeireiros fazendeiros e grileiros).
Até quando vidas serão ceifadas, por causa da justiça!
CPT PARÁ, CPT XINGU, CIMI, CÁRITAS, CNBB, PASTORAIS SOCIAIS, CRB, PASTORAL DA JUVENTUDE, PASTORAL DA COMUNICAÇÃO.