Projeto Redigir/USP completa cinco anos de ensino de redação

Curso de redação e expressão comemora seu quinto aniversário firmando-se como um dos principais projetos da Universidade de São Paulo voltados à comunidade. Evento para celebrar a data será realizado na Escola de Comunicações e Artes no dia 24
Por Divulgação
 17/09/2004

Devido aos problemas no ensino público médio e fundamental do país, nossos jovens saem da escola sabendo enfileirar letras e palavras, mas não a escrever. Pois redigir, antes de mais nada, é expressar opiniões de maneira clara e coerente, botando no papel idéias e sentimentos para serem compartilhados. Muitas vezes, a ausência disso faz com que as pessoas se mantenham à margem da sociedade, sem direito à voz nas tomadas de decisão que afetarão a sua vida.

Para fornecer instrumentos que vão ajudar a entender, criticar e modificar a realidade que nos cerca, alunos e ex-alunos da Universidade de São Paulo desenvolveram o Projeto Redigir. Saber se expressar não é o único requisito para conseguir um emprego ou entrar em uma faculdade, porém é o mais fundamental. O projeto, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, já teve mais de 2.500 alunos desde a sua criação. O curso, fundado em 1999, é destinado exclusivamente a pessoas com baixa renda, que estão no 3º ano do ensino médio ou já o concluíram em escola pública.

O objetivo do curso é desenvolver a capacidade de comunicação na escrita, estimular a criatividade ao escrever e incentivar a leitura de jornais e livros – explicando fatos importantes da atualidade. Ao mesmo tempo, desenvolve o senso crítico e a participação cidadã. As aulas privilegiam a discussão de temas voltados ao cotidiano e à realidade dos alunos. Cada turma possui dois professores e um número máximo de 25 pessoas para garantir um atendimento personalizado.

No seu primeiro semestre (agosto a dezembro de 1999), o Redigir contava com 16 professores lecionando em oito turmas para 108 pessoas. Hoje, são mais de 200 pessoas atendidas todo o semestre por um corpo de mais de 50 professores e colaboradores.

Nesse curto espaço de tempo, o projeto saltou os muros da universidade e chegou à periferia, criando classes especiais em comunidades como Paraisópolis, Vila Prudente, Jardim Ângela, Real Parque, Heliópolis e Poá. E lançou um livro, o “Democracia para todos” – também com financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e tiragem de 500 exemplares – reunindo textos em que os alunos debatiam a democracia e o direito à liberdade e à uma vida digna.

O Projeto Redigir oferece também palestras e debates sobre mídia e política abertos à população, além de atividades culturais, como passeios ao centro histórico de São Paulo, e uma biblioteca circulante. As inscrições para novas turmas são abertas todo o ano nos meses de fevereiro e agosto. Mais informações no site http://projeto.redigir.sites.uol.com.br

Evento Projeto Redigir, 5 anos
Uma cerimônia para comemorar o aniversário do curso será realizado na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, a partir das 19h, no auditório Freitas Nobre, do Departamento de Jornalismo e Editoração/Escola de Comunicações e Artes (ECA). Endereço:– rua Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco A. A entrada é livre.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM