Paulino Guajajara
Paulino Guajajara

01/11/19

Bom Jesus das Selvas, MA

Paulino Guajajara

Indígena

Idade

26

Motivação do crime

Defesa do território indígena

Status da investigação

Com a Justiça

A invasão do território continua. A família, além das dificuldades financeiras e de segurança alimentar, vive um sentimento de abandono e injustiça

Como morreu

Invasores entraram na Terra Indígena Arariboia (MA) em 30 de outubro para caçar. Estavam de moto e portavam armas. Ao retornarem da caçada, sentiram falta de uma motocicleta e, quando seguiram rastros do veículo, a encontraram com os indígenas. Foi neste momento que os invasores dispararam contra Paulino e Laércio, que tinham apreendido a moto para demonstrarem às autoridades a presença ilegal dentro da reserva. Ao contrário da maioria dos assassinados no campo, cujas mortes permanecem no anonimato, o assassinato de Paulino, que era um Guardião da Floresta, ganhou repercussão internacional. Mas não adiantou. A terra indígena continua sendo invadida e seus assassinos, soltos.

O que dizem os investigadores

Antônio Wesly Nascimento Coelho e Raimundo Nonato Ferreira de Sousa foram indiciados pela Polícia e denunciados à Justiça pelo Ministério Público Federal como responsáveis pela morte de Paulino e pela tentativa de homicídio a Laércio. O caso está em tramitação na Justiça, mas os acusados seguem soltos.

Mais sobre o caso