JORNADAS

 

O Jornadas é um programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil. Como o próprio nome já sugere, a série acompanha um dia de trabalho de um trabalhador ou uma trabalhadora. A ideia desse projeto é ir além do relato e da entrevista, ou seja, a gente quis testemunhar de perto a rotina de trabalho dessas pessoas e mostrar para vocês como é tudo isso.

Apresentado por Natália Suzuki e Thiago Casteli, o Jornadas conta com duas temporadas lançadas até o momento. Na segunda, que vai ao ar neste ano de 2021, acompanhamos o cotidiano de sepultadores, agricultores, feirantes, lixeiros e pedreiros, trabalhadores que realizam suas jornadas ao ar livre e não param por nada, faça chuva, faça sol. A ideia é entender como está o trabalho deles em meio à pandemia.

Na primeira temporada, lançada em 2020, apresentamos o dia a dia de cinco profissionais cuja missão é o atendimento direto ao público e, não por acaso, eles são todos servidores públicos: professores, assistentes sociais, agentes de saúde, cobradores e bombeiros.

Segue as Jornadas com a gente! Você vai ver que, olhando de perto, a rotina dos outros nunca é banal.

Segunda temporada 

Teaser

O Jornadas está de volta!

Sepultador

Adenilson Costa trabalha no cemitério da Vila Formosa

Pedreiro

Raimundo Santos é pedreiro há mais de uma década

Coletor de lixo

Ivanildo Souza é coletor de lixo em São Paulo 

Pasteleira

Sabrina Andrade é pasteleira em uma feira de domingo

Feirante

Eduardo Nakaharada é feirante de hortifrutigranjeiros

Primeira temporada 

Professor

Bonifácio leciona Artes em uma escola pública

Assistente social

Gisele atua em abrigo para moradores de rua 

Agentes da Saúde

Liliana e Álan atendem à favela de Heliópolis

Cobradora

Sandra cruza a periferia de SP em um ônibus

Bombeiro

Lucas trabalha com adrenalina em São Paulo

Natália Suzuki é jornalista e cientista social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha. Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias; estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena na área de comunicação e no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações da sociedade civil, como o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Instituto Paulo Freire e Conectas Direitos Humanos. É doutoranda do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo.

Thiago Casteli é formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), atuou como arte-educador no Memorial da América Latina (2007-2009) e como monitor de intercambistas norte-americanos no Council on International Educational Exchange (2009-2010). Além disso, foi educador de uma rede de cursinhos populares de São Paulo. (2010-2011).