TRABALHEIRA

 

O que Henry Ford diria da Uber?


As máquinas vão roubar o nosso trabalho?

O trabalho dignifica ou danifica?

O Trabalheira é um programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil. Não é conversa de boteco nem mesa redonda de futebol. É um podcast cuidadosamente roteirizado, com opiniões de especialistas renomados e referências com estofo para prender sua atenção do começo ao fim.

Apresentada por Ana Aranha e Carlos Juliano Barros, a temporada de oito episódios debate de tudo um pouco sobre o futuro do trabalho – de serviços por aplicativos, passando por robotização, até Renda Básica Universal.

Primeira temporada

Robotização

As máquinas vão mesmo roubar nossos empregos?

Uberização

O que Henry Ford diria sobre a Uber? 

Produtividade

Será que algum dia vamos trabalhar menos?

Saúde

Afinal, o trabalho dignifica ou danifica? 

Renda Básica

Vamos viver para ver a Renda Básica Universal?

Sindicatos

E as organizações sindicais, têm futuro?

Mitos

Quais os mitos sobre direito do trabalho?

Turkerização

Que tal treinar um robô no seu home office?

Segunda temporada

Esperança

Você já foi pago só em “esperança”?

Vigilância

O chefe pode te vigiar até em casa?

Trailer

O Trabalheira está de volta!

Carlos Juliano Barros é jornalista e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo. Um dos fundadores da Repórter Brasil, também já colaborou para diversas publicações nacionais, como Folha de S. Paulo, Rolling Stone e Revista Trip, além de mídias estrangeiras – como o The Guardian, da Inglaterra. Já dirigiu seis documentários, selecionados para importantes festivais dentro e fora do Brasil: “GIG – A Uberização do Trabalho”, “Cartas para um Ladrão de Livros”, “Entre os Homens de Bem”, “Não Respire – Contém Amianto”, “Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica” e “Carne Osso – O Trabalho em Frigoríficos”.


Ana Aranha é repórter investigativa e documentarista, tem 13 prêmios de jornalismo. Foi coordenadora da agência da Repórter Brasil de 2015 a 2018. Formada em jornalismo pela USP, cobriu política pela revista Época e direitos humanos pela agência Pública. Colaborou para The Guardian, El Mundo, Veja, Marie Claire e GQ. Dirigiu o documentário “Brazil: Slaves To Fashion” da Al Jazeera e foi produtora e roteirista de “Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica”, ganhador do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. Tem especialização em cinema com master pela Queen Mary University of London.