Matador de Expedito preso nos Estados Unidos

 04/05/2006

Pistoleiro condenado a 25 anos de prisão pela morte do sindicalista em Rio Maria, José Serafim Sales fugiu da cadeia em Marabá e foi reconhecido por brasileiros em Boston.

O pistoleiro José Serafim Sales, o 'Barreirito', condenado a 25 anos de prisão pela Justiça paraense, pelo assassinato, em 1991, do então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria, no sul do Pará, Expedito Ribeiro de Souza, foi preso em Boston, nos Estados Unidos, na segunda-feira, dia 25, numa comunidade de brasileiros, onde vivia. Reconhecido por brasileiros como o criminoso mostrado no programa Linha Direta, da Rede Globo, Sales teve sua casa cercada pela Polícia americana e se rendeu sem criar problemas. Ele foi levado para a Suffolk County House of Correction, em Boston, Estado de Massachusetts. O serviço de imigração norte-americano foi o responsável pela prisão.

'Barreirito' será repatriado pela Interpol para o Brasil, na próxima semana. Policiais da Interpol Brasileira (Polícia Federal) irão a Boston para trazer Sales e depois entregá-lo ao juiz da Comarca de Rio Maria, para que cumpra os 17 anos restantes de sua pena. O pistoleiro cumpriu oito anos de prisão, mas fugiu pela porta da frente da Penitenciária Mariano Antunes, de Marabá, em 13 de março de 2000. E ficou seis anos em liberdade, na condição de foragido de Justiça.

Os brasileiros que vivem em Boston nunca desconfiaram que o homem que vivia entre eles como um pacato cidadão fosse de alta periculosidade e tivesse cometido um crime de repercussão internacional. Ao receber voz de prisão, ele ficou o tempo todo calado, embora questionado se seria mesmo a pessoa procurada pela Polícia brasileira. A fotografia exibida no Linha Direta serviu para sua identificação, mas faltava o essencial: as impressões digitais. Digitais – A Polícia Federal recebeu da Polícia americana as planilhas com as impressões digitais de Sales, feitas na Delegacia de Boston. A remessa das impressões em poder da Polícia Civil paraense foi solicitada ao delegado-geral, Luís Fernandes, que as remeteu por e-mail para Brasília, que por sua vez as mandou para Boston. As impressões digitais não foram pelos Correios para agilizar o cotejo das informações sobre a identidade do homem preso nos EUA.

Se houvesse demora, José Serafim Sales seria solto neste sábado. É que, pelas leis americanas, nenhum suspeito pode ficar preso por mais de 48 horas sem culpa formada, sob pena de processo judicial da vítima contra a Polícia. Após as verificações feitas, não restaram mais dúvidas: o homem preso, até então como suspeito de ser 'Barreirito', era o próprio matador de Expedito.

Havia pelo menos uma outra coincidência no fato de Sales estar morando, não se sabe como, nos Estados Unidos, onde imigrantes ilegais entram a toda hora de maneira clandestina: várias pessoas de Rio Maria também fazem parte da comunidade brasileira em Boston. Sales, segundo informações, teria entrado ilegalmente por pressão de fazendeiros, que bancaram sua passagem para livrar-se de sua incômoda presença no Brasil.

Os brasileiros que conviviam com Sales alegam que jamais desconfiaram dele. 'Ele é calmo, fala pouco, e eu pensei que fosse um sujeito de bem, mas me enganei', disse a O LIBERAL um estudante paulista que mora perto do local onde o acusado foi preso.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM