Equipe da Repórter Brasil

Fundada, em 2001, por jornalistas, cientistas sociais e educadores, a Repórter Brasil tem como missão identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática. Devido ao seu trabalho, tornou-se uma das mais importantes organizações envolvidas no combate ao trabalho escravo contemporâneo e ao tráfico de seres humanos no país.

REPÓRTER BRASIL

Presidente: Leonardo Sakamoto. Conselho Diretor: Claudia Carmello Cruz, Iberê Francisco Thenório, Paula Monteiro Takada, Maurício Eraclito Monteiro Filho, Rodrigo Pelegrini Ratier. Conselho Fiscal: Beatriz Costa Barbosa, Luiz Guilherme Barreiros Bueno da Silva e Spensy Kmitta Pimentel

Secretário-executivo e responsável pela área de Pesquisa

Marcel Gomes é o secretário-executivo da ONG Repórter Brasil. Na organização desde 2008, coordenou pesquisas sobre os impactos socioambientais da cadeia de produção agropecuária e de biocombustíveis. É formado em jornalismo e tem mestrado em ciência política, ambos na USP. Cursa atualmente o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Já trabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior.

a) Conheça a equipe que trabalha diariamente e possui vínculo com a instituição:

Jornalismo – Coordenadora 

Ana Aranha é repórter investigativa e documentarista, tem 11 prêmios de jornalismo, entre eles dois GPs Ayrton Senna, uma menção honrosa no Vladimir Herzog e dois HSBC/Jornalistas e Cia. Formada em jornalismo pela USP, começou como repórter na revista Época e desde 2011 se dedica ao jornalismo independente, colaborando para diversos veículos (e veículos diversos) como The Guardian, El Mundo, agência Pública, Veja, Rolling Stone, Marie Claire e GQ ([email protected], ramal 15)

Jornalismo – Editora

Thais Lazzeri é repórter investigativa e escritora. Ganhou cinco prêmios de jornalismo, sendo dois em direitos humanos. Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalhou 11 anos na Editora Globo. Nos últimos quatro, foi repórter de sociedade da revista Época. Antes, foi editora-assistente na revista Crescer. Em 2014, lançou o livro “500 Gramas de Vida – a luta dos bebês prematuros pela sobrevivência”, pela Editora Belas Letras. Colaborou com Folha de S.Paulo, Veja e Época São Paulo, dentre outros, e editou três livros. (thais.[email protected], ramal 14)

Jornalismo – Repórter

Piero Locatelli é jornalista formado pela USP e mestrando em Planejamento e Gestão do Território na UFABC. Escreveu sobre política e direitos humanos em veículos como UOL, iG, Terra e CartaCapital. É membro da rede Finance Uncovered e autor do livro digital #VemPraRua, da Companhia das Letras. ([email protected], ramal 18)

Jornalismo – Repórter

Ana Magalhães é jornalista, com pós-graduação em Jornalismo Literário e mestra em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid. Trabalhou em jornais como Folha de S.Paulo, Agora e O Tempo, e colaborou para as revistas Trip e Época São Paulo. ([email protected]org.br, ramal 17)

Jornalismo – Estagiária

Eugênia Pessoa Hanitzsch é designer formada pela Universidade de São Paulo, onde atualmente cursa graduação em ciências sociais. Trabalhou como designer do Centro Universitário Maria Antonia e da Galeria Raquel Arnaud. Desenvolveu campanhas visuais para o Movimento Passe Livre São Paulo e para o Núcleo de Consciência Negra da USP. É responsável pelo projeto gráfico dos livros Escrita secreta, de Heloísa Prieto, e Imagem e exílio, de Yanet Aguilera (org.) ([email protected], ramal 25)

Jornalismo – Estagiário

João Cesar Diaz é estudante de graduação em jornalismo na Universidade de São Paulo ([email protected], ramal 24)

 

Educação – Coordenadora

Natália Suzuki é jornalista e cientista social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política pela mesma universidade e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha (2008). Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias (2006-07); estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena (2008) na área de comunicação e no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações brasileiras da sociedade civil. É doutoranda do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo ([email protected], ramal 26)

Educação – Assessor de projeto

Thiago Casteli é formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), atuou como arte-educador no Memorial da América Latina (2007-2009) e como monitor de intercambistas norteamericanos no Council on International Educational Exchange (2009-2010). Foi educador de uma rede de cursinhos populares de São Paulo (2010-2011) ([email protected], ramal 22)

Educação – Assistente de projeto

Rodrigo Teruel é formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estagiou na assessoria de promoção do trabalho decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Foi bolsista de iniciação científica do PIBIC-CNPq com o tema “Genocídio Juvenil e movimentos latino-americanos de resistência” ([email protected], ramal 13)

 

Coordenação – Assistente

Marília Ramos é formada em Relações Internacionais e História pela Universidade de São Paulo, atua na área de direitos humanos desde 2010. Trabalhou na ONG Conectas Direitos Humanos e no projeto de apoio à Relatoria da ONU para o direito à moradia adequada no LabCidade FAUUSP ([email protected], ramal 11)

Financeiro – Coordenadora

Fabiana Garcia é coordenadora financeira da Repórter Brasil. Formada em administração de empresas com especialização em recursos humanos, atua no terceiro setor desde 1999, com experiência de mais de 15 anos na área de financeira em ONGs, OSCIPs e Institutos Empresariais ([email protected], ramal 20)

Financeiro – Analista

Juliana Fuhrmann é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz ([email protected], ramal 21)

 

b) Conheça os colaboradores eventuais da Repórter Brasil:

André Campos é jornalista formado pela USP e pesquisador especializado em investigações sobre cadeias produtivas. Pela Repórter Brasil, realizou, entre outros trabalhos, o aplicativo Moda Livre e a plataforma multimídia Moendo Gente.  É associado da organização. ([email protected])

Carlos Juliano Barros é formado em jornalismo e mestre em Geografia Humana, ambos pela USP. Um dos fundadores da Repórter Brasil, dirigiu em parceria com Caio Cavechini o documentário Carne, Osso. Vencedor do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo pelo documentário Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica. É associado da organização. ([email protected])

Caio Cavechini colabora com a Repórter Brasil dirigindo documentários: Correntes (2006); Carne, Osso (2011), Enchente não arranca Raiz (2012) foram selecionados para importantes festivais de cinema e Jaci (2016) venceu o  Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. Formado em jornalismo pela USP, Caio é também editor executivo do Profissão Repórter, da TV Globo.

Carolina Falcão Motoki é formada em Jornalismo pela USP e especialista em Educação do Campo pela UFPA. Integrou o Escravo, Nem Pensar! de 2006 a 2013. É associada da Repórter Brasil, colaborando em projetos dos programa de Educação e Jornalismo.  É associada da organização.

Jéssica Stuque é jornalista formada pela USP e videomaker. Cursou Cinema Digital na Academia Internacional de Cinema e Roteiro na Universidad Carlos III de Madrid.Trabalhou em veículos como Jornal da USP, TV USP e Buscapé Company e colaborou na Folha de S. Paulo. Entre 2015 e 2016, foi educadora do programa Escravo, nem pensar!.

Rodrigo Ratier é formado em jornalismo e doutor em Educação pela USP. É editor-responsável pela revista e pelo site de Nova Escola. Foi editor das revistas Superinteressante e Mundo Estranho e professor da especialização em Jornalismo Político da PUC-SP.  É associado da organização.

Antonio Biondi é jornalista formado pela USP em 2002 e advogado, bacharel em Direito pela mesma instituição. Foi secretário executivo do Conselho Curador da EBC e colaborou com a equipe de comunicação do Fórum Mundial de Direitos Humanos. É integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Maurício Hashizume é pesquisador do Projeto ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, coordenado por Boaventura de Sousa Santos, e doutorando em Sociologia no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É formado em jornalismo e mestre em Sociologia, ambos pela USP. É associado da organização.

Programadores e designers que ajudaram a construir a cara Repórter Brasil: Cauê Thenório, Daniela de Carvalho Matielo, Erica Watanabe, Gustavo Monteiro, Gustavo Ohara, Iberê Thenório, Luiza Peixe, Tiago Madeira, Uiu Cavalheiro.

***

Profissionais da mídia, por favor entrem em contato com Diego Segura, da Agência Ideal, pelo endereço de e-mail [email protected]

***

Todo nosso conteúdo esta licenciado em Creative Commons, licença 2.0 – reprodução livre, desde que citada a fonte.  As opiniões expressas nos artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da Repórter Brasil. Blog do Sakamoto não faz parte da organização, sendo de responsabilidade de seu autor.