Uma boa lei

Projeto de lei da “lista suja” passa por comissão do Senado

Comissão de Direitos Humanos aprova por unanimidade projeto de lei que prevê a "lista suja" do trabalho escravo. O documento institui a proibição de crédito a empresas que utilizaram mão-de-obra escrava
Da Repórter Brasil
 16/02/2007

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (15), o projeto de lei 207/2006, que proíbe a contratação e a concessão de crédito a pessoas ou empresas que tenham submetido pessoas a condições degradantes de trabalho ou que tenham imposto grave restrição à liberdade individual de seus empregados.

Essa proposta, de autoria da ex-senadora e atual governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT-PA), institui sob forma de lei o já existente cadastro de empregadores que utilizaram mão-de-obra escrava, conhecido como a "lista suja". Nessa relação encontram-se propriedades que comprovadamente utilizaram trabalho escavo.

Para se transformar em lei, o projeto precisa ainda passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, além de ser aprovado na Câmara dos Deputados e sancionado pelo Presidente da República. Caso seja apresentado algum recurso contra o projeto, ele deverá passar também pelo plenário do Senado.

Saiba mais:
Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprova lei que institui a "lista suja"

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM