Violência

Presos pistoleiros contratados para matar sindicalista em Rondon do Pará

Presos em flagrante, pistoleiros afirmam ter sido contratados pelo fazendeiro Décio Nunes para matar a sindicalista Maria Joel Dias da Costa, em Rondon do Pará. Maria é viúva do sindicalista José Dutra da Costa, o Dezinho, morto em 2000. Nunes é o principal suspeito de ser o mandante deste crime
Verena Glass
 26/04/2007

Dois homens presos em flagrante pela Polícia Civil em Rondon do Pará nesta quarta (25), afirmaram que foram contratados pelo fazendeiro Décio Nunes, o Delsão, para matar a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município, Maria Joel Dias da Costa. O flagrante foi armado no sindicato pela polícia e pela própria vítima, que tinha sido procurada no dia anterior por um homem que afirmou ter sido contratado para matá-la, mas que, por R$ 300, deixaria a cidade e revelaria o nome do mandante.

Depois da ameaça, Maria Joel – ou Joelma, como é conhecida – procurou a polícia, que lhe cedeu o dinheiro e a orientou a fazer o pagamento em troca do nome do mandante. Acompanhado de outro homem, que se identificou como Antônio de Jesus, o primeiro pistoleiro, que diz se chamar Luiz Gonçalves, afirmou que a encomenda da morte da sindicalista teria sido feita pelo fazendeiro Delsão, e que os R$ 300 possibilitariam a sua saída da cidade, já que, se não matasse Joelma, a vítima do fazendeiro seria ele. Assim que o dinheiro foi recebido pelos pistoleiros, a polícia efetuou a prisão em flagrante.

A reportagem ligou para a delegacia de Rondon do Pará para confirmar a acusação de mandante contra Nunes, mas foi informada de que o delegado não estava para comentar o caso. Segundo o policial de plantão, porém, não heveria dúvida sobre o envolvimento do fazendeiro na ameaça contra a sindicalista.

Histórico de ameaças
Joelma assumiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rondon do Pará dois anos após o assassinato de seu marido, José Dutra da Costa, o Dezinho, morto em 21 de novembro de 2000. Desde então, as ameaças contra ela passaram a ser uma constante, mas a próxima vitima foi Ribamar Francisco dos Santos, tesoureiro do sindicato e seu braço direito. Ribamar foi morto na porta de casa em fevereiro de 2004.

Desde aquele ano, quando as ameaças começaram a piorar, Joelma passou a contar com proteção de dois policiais. “Não é fácil conviver com tudo isso”, diz. “Gostaria de ser livre. Mas a gente fica preocupada com o dia de amanhã, a gente se pergunta: será que vou terminar o dia viva?”.

Região de extração de madeira, Rondon do Pará tem um histórico de violência contra os movimentos sociais, que acusam os grandes fazendeiros locais de terem criado um “sindicato do crime”. Um dos maiores proprietários de terra do município, o fazendeiro Décio Nunes, acusado de ser o mandante da morte de Dezinho – e agora de encomendar o assassinato de Joelma -, tem sido um alvo constante do STR. Nunes é acusado de desmatamento ilegal, grilagem de terra e violação dos direitos trabalhistas de funcionários de suas madeireiras, serrarias e carvoarias, explica a sindicalista.

Joelma, que no ano passado recebeu o prêmio Dorothy Stang de Direitos Humanos das mãos do presidente Lula, deve se encontrar nesta sexta (27) com a secretária de Segurança do Estado, em Belém, e possivelmente com a governadora Ana Julia. Além de discutir questões de segurança, a sindicalista também deve cobrar do Estado a implementação de políticas de reforma agrária e combate à grilagem para minimizar as tensões sociais na região.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM