Jornada máxima

Qual é o máximo de horas semanais que eu posso trabalhar?

Para a jornada diária de 6 horas, a jornada semanal é de 36 horas (jornada normal); a jornada diária de 8 horas equivale à jornada semanal de 44 horas (jornada normal). Excepcionalmente, o patrão poderá exigir que o empregado faça até 2 horas extras por dia (ou seja, além das horas normais), desde que haja acordo para prorrogação da jornada. Este acordo deve ser escrito e pode ser individual (entre patrão e empregado), ou coletivo (entre o patrão e o sindicato dos trabalhadores). Se isto acontecer, a jornada semanal poderá chegar a até 56 horas (para jornada normal de 44 horas) ou até 48 horas (para jornada semanal normal de 36 horas). Lembre-se: a hora extra deve ser paga com um adicional de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal.
 15/05/2007

Para a jornada diária de 6 horas, a jornada semanal é de 36 horas (jornada normal); a jornada diária de 8 horas equivale à jornada semanal de 44 horas (jornada normal).

Excepcionalmente, o patrão poderá exigir que o empregado faça até 2 horas extras por dia (ou seja, além das horas normais), desde que haja acordo para prorrogação da jornada. Este acordo deve ser escrito e pode ser individual (entre patrão e empregado), ou coletivo (entre o patrão e o sindicato dos trabalhadores). Se isto acontecer, a jornada semanal poderá chegar a até 56 horas (para jornada normal de 44 horas) ou até 48 horas (para jornada semanal normal de 36 horas). Lembre-se: a hora extra deve ser paga com um adicional de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal.

Wallace Faria Pacheco, auditor fiscal do trabalho no Mato Grosso do Sul

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM