Qual é o máximo de horas semanais que eu posso trabalhar?

Categoria(s): Perguntas

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter1Share on Google+0Email this to someone

Para a jornada diária de 6 horas, a jornada semanal é de 36 horas (jornada normal); a jornada diária de 8 horas equivale à jornada semanal de 44 horas (jornada normal).

Excepcionalmente, o patrão poderá exigir que o empregado faça até 2 horas extras por dia (ou seja, além das horas normais), desde que haja acordo para prorrogação da jornada. Este acordo deve ser escrito e pode ser individual (entre patrão e empregado), ou coletivo (entre o patrão e o sindicato dos trabalhadores). Se isto acontecer, a jornada semanal poderá chegar a até 56 horas (para jornada normal de 44 horas) ou até 48 horas (para jornada semanal normal de 36 horas). Lembre-se: a hora extra deve ser paga com um adicional de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal.

Wallace Faria Pacheco, auditor fiscal do trabalho no Mato Grosso do Sul



Se você se identifica com o trabalho que realizamos e quer contribuir com o combate à escravidão, ajude a fortalecer nossos projetos de educação, jornalismo e pesquisa com apenas R$ 9 por mês. Clique no botão para tornar-se um assinante ou veja outras formas de apoiar.



Neste espaço, você encontra esclarecimentos sobre questões trabalhistas e orientações de juristas especializados no tema.


Repórter Brasil

Trabalho Escravo

Referências

Sites