Freedom Awards

Repórter Brasil e CPT ganham prêmio de combate à escravidão

A cerimônia de premiação acontecerá em Los Angeles, no dia 15 de setembro. Organizações e personalidades de 30 países concorreram ao Freedom Awards, que tem o objetivo de dar visibilidade à luta contra esse crime
Por Spensy Pimentel
 07/08/2008

A Repórter Brasil e a Comissão Pastoral da Terra estão entre as entidades ganhadoras do "Freedom Awards 2008", prêmio internacional inédito, concedido este ano por uma principais organizações mundiais na luta contra a escravidão contemporânea, a Free the Slaves, dos Estados Unidos.

Além das entidades brasileiras, entre os demais premiados estão o projeto Friends of Orphans, de Uganda – que auxilia na reintegração social de crianças e jovens recrutados como soldados na guerra civil do país -, e os ativistas James K. Annan, de Gana – que trabalhou como escravo quando criança na pesca e hoje ajuda a resgatar e proteger crianças em situação de vulnerabilidade -, e Amihan Abueva, das Filipinas, que trabalha no combate à exploração sexual e tráfico de crianças.

A cerimônia de premiação acontecerá em Los Angeles, no dia 15 de setembro. O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, estará entre as personalidades que entregarão os prêmios aos vencedores.

Organizações e militantes do movimento anti-escravagista de 30 países foram indicados ao Freedom Awards, que é co-patrocinado pela John Templeton Foundation. Os vencedores recebem prêmio em dinheiro para aplicarem em seus projetos, além de auxílio na divulgação internacional de seus trabalhos.

"Nós queremos mostrar ao mundo que a mudança é possível, e sublinhar o trabalho abnegado que esses indivíduos estão fazendo para livrar o mundo da escravidão é um bom lugar para se começar", diz Jolene Smith, co-fundadora da Free the Slaves, no comunicado oficial sobre o anúncio dos premiados. "Se há muito trabalho ainda a ser realizado, há também muitas histórias não contadas de sobrevivência e esperança, e o Freedom Awards será um espaço maravilhoso para celebrar os progressos que vêm sendo feitos."

A Free the Slaves surgiu a partir das pesquisas do sociólogo Kevin Bales, autor do livro Disposable People: New Slavery in the Global Economy (Pessoas Descartáveis: Nova Escravidão na Economia Global), obra indicada ao Prêmio Pulitzer em 1999. É também vinculada à Anti-Slavery Internacional, a mais antiga entidade dedicada aos direitos humanos no mundo.

Mais detalhes sobre o prêmio estão disponíveis em www.thefreedomawards.com

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM