Apoio

Contribua com a Repórter Brasil. E ajude a garantir dignidade para milhões de pessoas

Doações diretas agora podem ser feitas pelo sistema PagSeguro. Colabore e ajude a fortalecer diferentes projetos nas áreas de jornalismo, educação e pesquisa em todo o país
 16/09/2011

 

Para pessoas jurídicas: saiba como fazer doações dedutíveis do Imposto de Renda.

Os impactos sociais e ambientais causados pelo desenvolvimento não sustentável estão no centro da agenda mundial. Ao mesmo tempo, o Brasil deve ocupar o posto de quinta maior economia do mundo nos próximos cinco anos. Parte significativa desse salto deve acontecer por conta da produção, processamento e comercialização de matérias-primas e alimentos, que estão aumentando em ritmo frenético para suprir a demanda interna e externa. O problema é que ser o “celeiro do mundo” tem o seu lado ruim: na perspectiva de alcançar o futuro, adotam-se práticas do passado.

Nos últimos 16 anos, mais de 41 mil pessoas foram libertadas do trabalho escravo em fazendas, carvoarias, oficinas de costura e canteiros de obras espalhados pelo país. Nesse mesmo período, lideranças sociais foram assassinadas em conflitos agrários; extensas áreas da Amazônia, Cerrado e Pantanal foram desmatados ilegalmente e indígenas acabaram despejados de suas terras para dar lugar a lavouras ou hidrelétricas. O progresso veio, mas nem sempre trouxe felicidade a todos.

E se por um lado isso traz dor e sofrimento a milhares de pessoas, por outro mancha de forma indelével a imagem do país e de seus produtos. Em um contexto de acirrada competição global, em que barreiras não tarifárias são erguidas por qualquer motivo, os repetidos casos de trabalho infantil, tráfico de meninas ou contaminação por agrotóxicos podem e serão usados como justificativa.

Para que esses casos de violações aos direitos cessem é necessário, antes de mais nada, informação confiável e de qualidade. Dados que mostrem onde o problema está, análises que desvendem sua natureza, metodologias que indiquem como resolvê-lo.

A Repórter Brasil é reconhecida como a mais importante fonte de informação sobre trabalho escravo no Brasil, dentro e fora do país. Suas reportagens, pesquisas e metodologia educacional são usadas pelo poder público, o setor empresarial e a sociedade civil como instrumentos diários de trabalho. Sem elas, seria impossível combater esse crime contra os direitos humanos, sem elas o Brasil não seria considerado o principal exemplo mundial no combate ao problema.

A Repórter Brasil caminha para se tornar a principal fonte de análises e informações sobre os conflitos no campo e as violações aos direitos sociais e ambientais dos povos e trabalhadores rurais. Com isso, as lideranças sociais, políticas e econômicas dos três setores contarão, cada vez mais, com ferramentas para trabalharem por um desenvolvimento feito de forma justa e democrática.

O que os agrocombustíveis precisam ter para garantir que sejam realmente limpos? É possível identificar as mercadorias que causaram graves impactos sociais e ambientais em sua produção e retirá-las do mercado? Como garantir que a educação de crianças, jovens e adultos os preparem para os desafios que enfrentarão na zona rural da quinta maior economia do mundo?

A Repórter Brasil está, há 10 anos, trabalhando para fornecer as respostas para essas perguntas.

Ajude você também esse trabalho!

Doe para a Repórter Brasil através do PagSeguro.

Produzir conhecimento de forma independente não é barato. Por isso, a sua contribuição é fundamental.

Todos os apoiadores que doarem através do Pagseguro receberão, ao final do ano de sua contribuição, um relatório digital mostrando como a Repórter Brasil aplicou o seu dinheiro, bem como um balanço feito por uma empresa de auditoria. Dessa forma, fica comprovado que todos os gastos foram feitos de acordo com a lei.

Contribuições de mais de R$ 1.000,00/ano receberão todas as publicações que a Repórter Brasil produziu no período.

Muito obrigado!

Leonardo Sakamoto

Diretor da Repórter Brasil 

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM