A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Mato Grosso do Sul sanciona lei que cassa ICMS de empresa com trabalho escravo

Ainda sem regulamentação, norma prevê que companhias flagradas com o uso mão de obra escrava em qualquer etapa da cadeia produtiva podem perder registro de ICMS

O governador do Mato Grosso do Sul (MS), André Puccinelli (PMDB), sancionou no último dia 14 uma lei que prevê a cassação do registro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas flagradas com o uso de trabalho escravo em qualquer uma das etapas da cadeia produtiva. O projeto foi apresentado pelo então deputado estadual Diogo Tida (PPS), que hoje é prefeito da cidade de Paranaíba, no interior do Estado. A lei é semelhante à regulamentada em São Paulo recentemente.  No Maranhão e no Tocantins, deputados estaduais apresentaram projetos de lei de iniciativa parecida.

Trabalhador improvisava luva com meias velhas para aplicar agrotóxico em fazenda no MS

Trabalhador resgatado da escravidão improvisava luva com meias velhas para aplicar agrotóxico em fazenda no MS. Foto: MPT

Para entrar em vigor, ainda falta a regulamentação da lei, isto é, o modo como o Executivo cumprirá as orientações previstas na legislação. A Repórter Brasil tentou contato com a assessoria de imprensa do governador para saber sobre o andamento da regulamentação e previsão para que isso aconteça, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

A lei prevê que companhias que se beneficiem da exploração direta ou indireta de trabalho escravo serão impedidas de exercer o mesmo ramo de atividade econômica, ou abrir nova firma no setor, durante um período de 10 anos.

Na prática, não só companhias que empregam diretamente mão de obra escrava, mas também aquelas que comercializarem ou captarem produtos confeccionados nessas condições, podem ser fechadas.

Estabelecimentos envolvidos com a exploração de trabalhadores em condições análogas às de escravo, além disso, terão o nome, bem como o endereço, o número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o nome completo dos sócios divulgados no Diário Oficial do Estado por meio de ato do Poder Executivo.

Leia também:
Dez anos de escravidão: e uma vida sob trabalho forçado
Adolescentes paraguaios escravizados são forçados a deixar o país
Caderno reúne ações de combate e prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho escravo


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

4 Comentários

  1. Ernane Souza Dias

    um bom projeto este

  2. marcela dos reis barros

    que legal a juda

  3. Felipe S.

    Por favor, ICMS no MS sob compras feita na internet, pqp que desrespeito com o consumidor

  4. Guilherme

    Realmente e um baita desrespeito, tanto para quem compra quanto pra quem revende.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Noticias sobre Trabalho Escravo Brasil!! - Portal do Controle Social de Sarandi/Pr - [...] Mato Grosso do Sul sanciona lei que cassa ICMS Ainda sem regulamentação, norma prevê que companhias flagradas com…
  2. Emenda ameaça lei contra escravidão no Rio de Janeiro » Repórter Brasil - [...] setor, durante um período de 10 anos. Propostas semelhantes já foram apresentadas nos estados do Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em…
  3. Combate Racismo Ambiental » Emenda ameaça lei contra escravidão no Rio de Janeiro - [...] durante um período de 10 anos. Propostas semelhantes já foram apresentadas nos estados do Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em seu pedido…
  4. Governadora do Maranhão veta lei contra escravidão » Repórter Brasil - […] Geraldo Alckmin (PSDB) em maio. Propostas semelhantes já foram apresentadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio de Janeiro. Além…
  5. Todos contra o tráfico de pessoasGovernadora do Maranhão veta lei contra escravidão - Todos contra o tráfico de pessoas - […] Geraldo Alckmin (PSDB) em maio. Propostas semelhantes já foram apresentadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio de…
  6. Noticias sobre Trabalho Escravo Brasil!! - […] Mato Grosso do Sul sanciona lei que cassa ICMS Ainda sem regulamentação, norma prevê que companhias flagradas com…