A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Eventos marcam Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Atos e debates acontecem em todo o Brasil na semana do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro

Entidades públicas e organizações da sociedade civil realizam, entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, atos e debates para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro). Assim como em 2010, 2011 e 2012, atividades estão programadas em vários estados do país para chamar atenção sobre o problema e mobilizar por avanços na erradicação do trabalho escravo contemporâneo.

Faixa estendida em frente à Justiça Federal de Belo Horizonte em protesto em 2013. Foto: Stefano Wrobleski

O dia 28 de janeiro foi oficializado como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo como uma forma de homenagear os auditores fiscais do trabalho Nelson José da Silva, João Batista Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e o motorista Aílton Pereira de Oliveira, assassinados nesta data em 2004, durante fiscalização na zona rural de Unaí (MG). Entre as atividades previstas para este ano também estão manifestações exigindo o julgamento dos envolvidos na “Chacina de Unaí”, como ficou conhecido o episódio.

Em Brasília, no dia 28, um ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal lembrará o décimo aniversário da “Chacina de Unaí”. O ato contará com a presença de membros da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e está sendo organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

PROGRAMAÇÃO (SUJEITA A ALTERAÇÕES):

DISTRITO FEDERAL
27/01/2014
Reunião da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) LOCAL: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
HORÁRIO: 14h
ORGANIZAÇÃO: Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo

28/01/2014
Ato lembrando os Dez Anos da Chacina de Unaí
LOCAL: Em frente ao Superior Tribunal Federal  – Praça dos Três Poderes s/n, Brasília
HORÁRIO: 9h
ORGANIZAÇÃO: Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).

Celebração do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e divulgação da Campanha contra a Escravidão Contemporânea do Ministério Público Federal
LOCAL: Memorial do Ministério Público Federal – cobertura do Bloco B da sede da Procuradoria Geral da República, Brasília
HORÁRIO: 14h
ORGANIZAÇÃO: Procuradoria Geral da República (PGR)

TOCANTINS
28/01/2014
Oficina com o tema: “Trabalho Escravo no Tocantins: um debate necessário”     
LOCAL: Palacinho – Museu Histórico do Tocantins – Quadra ASRNE 35, s/n, Plano Diretor Sul, Palmas
HORÁRIO: 14h
ORGANIZAÇÃO: Secretaria Estadual de Defesa Social do Tocantins

RIO GRANDE DO SUL
28/01/2014
Ato de Lançamento do Plano para a Erradicação do Trabalho Escravo no Rio Grande do Sul  
LOCAL: Palácio Piratini, Galpão Criolo – Praça Marechal Deodoro s/n
HORÁRIO: 16h
ORGANIZAÇÃO: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

SÃO PAULO
03/02/2014
Realização 1ª Reunião da Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo
LOCAL: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC – Rua Libero Badaró, 119, 8º andar, São Paulo
HORÁRIO: 11h
ORGANIZAÇÃO: Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo

GOIÁS
30/01/2014
Palestra sobre os aspectos gerais do Trabalho Escravo
LOCAL: Auditório da Escola Superior de Advocacia da OAB de Goiás – Rua 101 nº 123, Setor Sul, em Goiânia
HORÁRIO: 19h
ORGANIZAÇÃO: Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo de Goiás

ESPÍRITO SANTO
27/01/2014
Realização da 1ª Reunião da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo do Espírito Santo
LOCAL: Sala de Reuniões da SEADH, no 7º Andar do Edifício Green Tower, à Rua Dr. João Carlos de Souza, nº 107 – Barro Vermelho, Vitória
HORÁRIO: 15h
ORGANIZAÇÃO: Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo do Espírito Santo

MARANHÃO
28/01/2014
Reunião da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo
LOCAL: Auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão – Rua Antônio Rayol, 642 – Centro, São Luís
HORÁRIO: 9h
ORGANIZAÇÃO: Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo do Maranhão

Leia também:
2010 – Combate à escravidão é reforçado por semana e data especiais 
2011 – Combate ao trabalho escravo motiva atividades pelo país
Especial 2011 – 2ª Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
2012 – Eventos marcam 3ª Semana Nacional de combate ao Trabalho Escravo
2013 – Eventos marcam Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

2 Comments

  1. Nós estamos vivendo numa era em que ser normal é perigoso, e vamos nos tornando escravos de homens livres. A violência moral vem se propagando como uma epidemia e a sociedade torna-se necrófila. Com a anatomia da destrutividade humana, nada pode ser produtivo, deter o conhecimento é a forma de controlar o homem e as fontes de violência são propostas de todas as formas de poder.

    Reply
  2. Enquanto o homem não respeitar que os seus direitos terminam quando começar o direito do outro, enquanto o homem não deter a sua prepotência e arrogância e passar aceitar que todos somos companheiros de passos largos para que toda a vida seja sempre um milagre e não um milagre suplicado por todas as vidas. Que os cegos ventureiros abre os olhos e passe a enxergar quanto tempo eles se detiveram na escuridão e passem a perceber a decadência que ajudaram a construir alimentando a construção da Patologia Social.

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo | Biblioteca do MPT/RN - […] O dia 28 de janeiro foi oficializado como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo como uma forma de…
  2. Eventos marcam Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Participe! - […] Com informações do site Repórter Social […]
  3. Campanha denuncia manobras contra combate à escravidão - […] Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a Repórter Brasil, a Comissão Pastoral da Terra e a Walk Free…
  4. Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo | MJD Brasil - […] Outros eventos vão ocorrer em Brasília, Goiás, Espírito Santo etc. Confira mais no site da Repórter Brasil. […]
  5. Você sabia que estão tentando acabar com o combate à escravidão no Brasil? | Palavra Aberta - […] a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que acontece de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, a Repórter…
  6. Trabalho escravo e financiamento de campanha | Política Aberta - Blog - […] estamos na Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, resolvi fazer uma análise sobre o financiamento de campanha dos…
  7. » Você sabia que estão tentando acabar com o combate à escravidão no Brasil?Ivan Valente - […] a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que acontece de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, as organizações…
  8. Todos contra o tráfico de pessoas – Participe da campanha pela erradicação do trabalho escravo nas redes sociais! - […] Clique aqui e confira as ações da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em todo o país […]
  9. Trabalho escravo no Brasil | Matemática em Sobral - […] lembrar dos três auditores fiscais e um motorista assassinados que se celebra em todo o Brasil a Semana Nacional…
  10. Você sabia que estão tentando acabar com o combate à escravidão no Brasil? | Boa Vista em Foco - […] Escravo a mudanças na legislação que podem descaracterizar o que é escravidão Durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo,…
  11. Campanha denuncia manobras contra combate à escravidão | Blog do dcvitti - […] Na Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a Repórter Brasil, a Comissão Pastoral da Terra e a Walk Free…
  12. Haitianos são escravizados no Brasil | Blog do dcvitti - […] Eventos marcam Semana Nacional de Combate à Escravidão: Atos e debates acontecem em todo o Brasil na semana do Dia…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *