Projeto da Repórter Brasil promove feijoada beneficente em São Paulo

Atividade faz parte da campanha de doações para a segunda fase do projeto Arquitetura da Gentrificação
 18/09/2014

Com muita feijoada, torresmo e samba, a equipe do projeto de jornalismo Arquitetura da Gentrificação promove neste sábado, 20 de setembro, evento para discutir as possíveis resistências a um processo que visa à desapropriação de mais de 900 imóveis na região central de São Paulo. A atividade faz parte da campanha de doações para a segunda fase da iniciativa, que será viabilizada através de financiamento coletivo e receberá contribuições até 1º de outubro.

Saiba mais e faça sua doação em catarse.me/ag2

A desapropriação de 900 imóveis da região central da maior cidade do país foi definida por decreto pelo governador Geraldo Alckmin em junho de 2013 e é parte do projeto conhecido como PPP (Parceria Público-Privada) da Habitação. O decreto chegou a ser revogado cinco meses depois, depois de pressão do Ministério Público Estadual e dos moradores atingidos, e foi investigado por meses pela equipe do Arquitetura da Gentrificação.

Na última sexta-feira (12), em entrevista concedida ao jornal “O Estado de S. Paulo”, o novo secretário de Habitação do Estado, Marcos Rodrigues Penido, deu claros sinais de que a PPP da Habitação está de volta. O projeto foi dividido em quatro fases, mas nenhuma das famílias afetadas pelas desapropriações necessárias à primeira etapa foi contatada ainda.

Nesse contexto, e no da campanha pela segunda fase do financiamento do Arquitetura da Gentrificação, o evento vai discutir possíveis resistências ao processo. Depois, os presentes vão poder compartilhar feijoada com torresmo, laranja, couve e samba no Casarão do Belvedere, uma das muitas localidades que serão afetadas pelas desapropriações da PPP da Habitação, de alto impacto gentrificador.

Gentrificação é o processo de encarecimento do custo de vida que leva à expulsão direta ou indireta de moradores pobres de algumas regiões da cidade. Em 2013, a Repórter Brasil publicou investigação jornalística aprofundada sobre o tema com uma série de reportagens, infográficos e vídeos investigando como esse fenômeno se dá. Este ano, na segunda fase do projeto, também baseada em financiamento coletivo, o foco é na privatização de espaços públicos.

Para participar da atividade, é necessário escrever para o email [email protected] informando quantas feijoadas deverão ser reservadas. Cada prato completo será vendido por R$ 25 e toda a renda será revertida para a segunda fase do Arquitetura da Gentrificação. Haverá também venda em dinheiro de cerveja, refrigerante e cachaça.

Serviço
Feijoada dos desalojados

20 de setembro, das 10h às 17h
LOCAL: Casarão do Belvedere
ENDEREÇO: Rua Pedroso, 267 – Bela Vista, São Paulo (SP) (ver mapa)
ENTRADA MEDIANTE INSCRIÇÃO PELO EMAIL [email protected]
ORGANIZAÇÃO: Repórter Brasil
Evento no Facebook: on.fb.me/1p1Mcip

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM