Nota da ABVTEX sobre o flagrante de trabalho escravo na Renner

Entidade que reúne varejistas do setor têxtil afirma que oficina onde ocorreu escravidão foi descredenciada de sua certificação
 28/11/2014

Parte integrante da matéria “Fiscalização flagra exploração de trabalho escravo na confecção de roupas da Renner

“A Associação Brasileira do Varejo Têxtil informa que, a partir das denúncias levadas a público, a oficina Leticia Paniagua Verdugues MF foi imediatamente suspensa da Certificação de Fornecedores. A auditoria de Certificação desta subcontratada foi realizada pelo Bureau Veritas, um dos organismos independentes responsáveis pelas auditorias de certificação da entidade.

A associação reitera que a Certificação foi lançada em setembro de 2010, num esforço setorial reunindo as grandes empresas varejistas signatárias do programa para coibir especialmente o uso de mão de obra análoga à escrava e atuar em defesa da formalização da cadeia de fornecedores. A certificação tem passado por aprimoramentos desde sua criação, mas como qualquer processo de certificação, este é impotente ante a má fé de algumas empresas de confecção.

A ABVTEX e as redes varejistas associadas e signatárias da Certificação reiteram seu repúdio ao trabalho escravo e continuarão seu trabalho de monitoramento de fornecedores e subcontratados, apoiando o poder público que responde pela fiscalização na cadeia têxtil.

Até outubro de 2014, um total de 9.621 empresas de todo o País já haviam sido cadastradas na certificação, das quais 7.024 obtiveram a certificação e 2.059 encontram-se em situação de plano de ação pendente, ou seja, ainda não receberam a certificação em função de ações corretivas.

Criada a partir de discussões intensas que envolveram representantes das redes varejistas, entidades ligadas à indústria têxtil, ONGs e organismos certificadores, o processo de certificação estimula o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento ética e responsável para a evolução do setor de varejo de moda no país. As empresas varejistas que são signatárias do programa assumem, além da promoção da certificação em suas respectivas redes de fornecimento, o compromisso de monitorar continuamente seus fornecedores e subcontratados. Ou seja, a certificação ABVTEX é mais uma importante ferramenta para as redes varejistas nesta complexa e incansável tarefa de monitoramento.”

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM