A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Grandes empresas, grandes negócios: é bom pra quem?

Elevado grau de concentração de três setores da economia brasileira – bens de consumo, telefonia e bancos – é tema de especial produzido pela Repórter Brasil em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES). Além das reportagens, veja também o fascículo ilustrado.

Companhias que operam no Brasil estão cada vez maiores e internacionalizadas. Com o controle do mercado, conseguem definir preços e ampliar o retorno para seus acionistas, boa parte deles estrangeiros. Mas para o consumidor que faz compras no supermercado ou precisa assinar contrato com uma operadora de celular ou um banco, essa tendência do capitalismo brasileiro pode significar serviços de pior qualidade e custos mais altos.

destaque

É este o alerta que faz o projeto “Grandes empresas, grandes negócios: é bom pra quem?”, que agora chega ao público. Fruto de uma parceria entre a Repórter Brasil e a Fundação Friedrich Ebert (FES), ele procurou dimensionar o grau de concentração de três setores da economia brasileira – bens de consumo, telefonia e bancos –, oferecendo aos leitores os dados mais recentes e as críticas que envolvem o tema. Todo esse material é acessível através desta página.

Também foi produzido um fascículo ilustrado (baixe aqui), com tirinhas do cartunista Gilberto Maringoni. O objetivo é qualificar a discussão e oferecer um material que possa ser utilizado em cursos de formação ou mesmo rodas de debate de escolas, movimentos sociais, sindicatos e demais organizações da sociedade civil. Conduziram a coordenação do projeto Marcel Gomes, pela Repórter Brasil, e Gonzalo Berrón, pela FES. Pesquisa e texto são do jornalista Roberto Rockmann.

Clique nas imagens abaixo para navegar pelo especial:

A concentração das empresas nas gôndolas do supermercado

A concentração das empresas nas gôndolas do supermercado

Na telefonia, poucas opções

Na telefonia, poucas opções

Os 5 grandes bancos

Tarifas altas e os 5 grandes bancos


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

Trackbacks/Pingbacks

  1. De onde vem o que você compra no mercado? – Folha de Jaraguá do Sul - […] Saiba mais no especial Grandes Empresas, Grandes Negócios: É Bom Pra Quem? […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *