Nota da Agropalma

Posicionamento referente à inclusão de Altino Coelho Miranda na "lista suja" do trabalho escravo
 01/07/2013

Parte integrante da reportagem Plantio de dendê entra na lista de atividades com trabalho escravo. Confira na íntegra o posicionamento da empresa:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

São Paulo, 01 de julho de 2013

A Agropalma, por meio de suas empresas Agropalma S.A. e Cia. Refinadora da Amazônia, maior produtora de óleo de palma do Brasil, declara que excluiu de sua lista de fornecedores o Sr. Altino Coelho Miranda. A exclusão é devida ao fato do produtor ter sido incluído no cadastro de empresas e pessoas autuadas por exploração do trabalho escravo, publicado pelo Ministério do Trabalho e Emprego no dia 28/06/2013. O produtor está recorrendo na justiça contra um processo por exploração de trabalho análogo à escravidão, mas com a inclusão do mesmo na lista suja, nada mais cabe à empresa a não ser excluí-lo. Para tomar tal decisão, a Agropalma levou em consideração a legislação brasileira, o código de conduta interno da empresa e os princípios e critérios da mesa redonda da palma sustentável (RSPO), principio 6, critérios 6.5 e 6.12.

Há 30 anos no mercado, a Agropalma é uma empresa que preza por uma evolução sustentável, responsável pela geração de 5,3 mil empregos diretos e que ao longo dos anos vem investindo fortemente na região Amazônica com a implantação do complexo agroindustrial. Uma iniciativa que proporcionou melhorias locais tanto em relação à infraestrutura como em questões humanas, concretizadas por meio de projetos para agricultura familiar e preservação ambiental, além da conquista de certificações nacionais e internacionais, conceituadas no mundo todo.

Atenciosamente,

AGROPALMA”

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM