PESQUISA

SOBRE

O Programa de Pesquisa da Repórter Brasil (Pesquisa Brasil) produz dados e análises inéditas a partir de metodologias inovadoras desenvolvidas pela própria equipe do programa. O trabalho envolve técnicas de pesquisa social e socioeconômica, aliadas às mais modernas abordagens de jornalismo investigativo, jornalismo de dados e tecnologia da informação. Nossos profissionais desenvolveram e mantêm atualizados uma série de plataformas online que reúnem informações públicas e permitem o instantâneo cruzamento de dados. São elas a Rota do Gado, RB Monitor, RB Index e Moda Livre.

O QUE FAZEMOS

Estudos aprofundados

O Programa de Pesquisa desenvolve relatórios, livros e cartilhas sobre impactos sociais, trabalhistas e ambientais. Além de manter seu próprio selo, o Monitor, com dezenas de edições já lançadas, também produz trabalhos em parceria com outras organizações, como é o caso dos boletins Rapid Response, ao lado de Aidenvironment e Mighty Earth.

Rastreamento de cadeias produtivas

Em casos de impactos sociais e ambientais gerados por empreendimentos, marcos legais e políticas corporativas determinam que elos de uma cadeia produtiva possuem deveres a cumprir, tanto com monitoramento quanto com exclusão de fornecedores e clientes. O trabalho de rastreamento realizado pelo Pesquisa Brasil aumenta a transparência das cadeias e facilita a cobrança de responsabilidades.

Campanhas públicas

Com a produção de dados e análises inéditas, o Pesquisa Brasil apoia outras organizações, no Brasil e no exterior, em suas próprias campanhas sobre sustentabilidade e direitos humanos. São parceiros que atuam para pressionar setores como de alimentos, moda e mineração em prol de melhores padrões de sustentabilidade.

Incidência Política

A permanente produção de dados e análises apoia o diálogo realizado com autoridades públicas e lideranças privadas, a fim de elevar os padrões de produção no Brasil e minimizar impactos sociais e ambientais. Membros do Pesquisa Brasil participam de espaços de decisão e discutem melhorias em marcos legais e políticas corporativas.

Plataformas de dados

A Lei de Acesso à Informação (n° 12.5270/2011) determinou que órgãos públicos ampliassem a transparência das informações que mantêm, inclusive digitalizando dados para os disponibilizar em páginas na internet. Desde então, a equipe do Programa de Pesquisa vem utiliza usa tecnologia da informação para coletar e organizar os dados em suas próprias plataformas online, que permitem o cruzamento instantâneo de informações durante as investigações. Entre as plataformas criadas pelo Pesquisa Brasil, estão Rota do Gado, RB Monitor, RB Index e Moda Livre.

Comunicação

O Programa de Pesquisa também apoia a produção de reportagens investigativas, que são publicadas pela própria Repórter Brasil e também por outros órgãos parceiros, como UOL, Bloomberg, Dow Jones e The Guardian. Os trabalhos, de forma geral, discutem os impactos sociais e ambientais gerados por grandes empresas, bem como as lacunas nas políticas públicas brasileiras e na governança internacional.

Litigação

A criação de uma série de marcos legais sobre cadeias produtivas permitiu que o Pesquisa Brasil se tornasse uma das principais fontes mundiais de dados para subsidiar atividades de litigação contra multinacionais. Organizações parceiras movem, atualmente, ações contra empresas na Europa e nos Estados Unidos, munidas de informações publicadas pelo Programa de Pesquisa da Repórter Brasil.

Formação

Em parceria com movimentos sociais e sindicatos, o Pesquisa Brasil compartilha, através de cursos de formação, conteúdos sobre jornalismo de dados e investigativo, redes sociais, rádios comunitárias, como monitorar cadeias produtivas, ou ainda compreender o papel e identificar as lacunas das certificações socioambientais, entre tantos outros temas.