Veículo próprio

Existe alguma lei que regulamente o quanto deve ser pago pela empresa ao empregado que utiliza o seu próprio veículo como automóvel de trabalho?

Lei propriamente, não há. As convenções coletivas de trabalho (acordos celebrados entre os sindicatos dos trabalhadores e o sindicato dos patrôes) costumam estabelecer uma tarifa por quilometro rodado. Há empresas que indenizam o combustível e ainda pagam uma remuneração por desgaste do veículo. A jurisprudência (as decisões reiteradas de vários juízes e tribunais) vai se firmando em reconhecer o direito a reparação pelo uso do veículo do empregado em montante similar a locação de um veículo. Mas há necessidade de se provar que a empresa obriga o uso do veículo, ainda que indiretamente, como atividades em que o seu desenvolvimento supõe rápido e constante deslocamento ou se o uso é apenas para o conforto do empregado.
 21/03/2011

Lei propriamente, não há. As convenções coletivas de trabalho (acordos celebrados entre os sindicatos dos trabalhadores e o sindicato dos patrôes) costumam estabelecer uma tarifa por quilometro rodado. Há empresas que indenizam o combustível e ainda pagam uma remuneração por desgaste do veículo.

A jurisprudência (as decisões reiteradas de vários juízes e tribunais) vai se firmando em reconhecer o direito a reparação pelo uso do veículo do empregado em montante similar a locação de um veículo. Mas há necessidade de se provar que a empresa obriga o uso do veículo, ainda que indiretamente, como atividades em que o seu desenvolvimento supõe rápido e constante deslocamento ou se o uso é apenas para o conforto do empregado.

*Esta pergunta foi respondida por Marcus Barberino, juiz do Trabalho em São Paulo

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM