Evento retrata vida de imigrantes no Brasil

 06/09/2012

Imigrantes e refugiados dividirão depoimentos e discorrerão um pouco sobre suas trajetórias e o processo de inserção na sociedade brasileira, no “Seminário Vozes e Olhares Cruzados — Imigrantes e Refugiados, sujeitos de suas histórias”. Organizado pela Missão Paz —por meio do Programa de Mediação, coordenado pelo Centro de Estudos Migratórios (CEM)— em São Paulo, o evento será realizado no próximo dia 28. O objetivo, segundo a organização, é aprofundar a discussão sobre as políticas públicas migratórias no país.

Inscrições podem ser feitas aqui.

Em conversas abertas ao público e à imprensa ou por meio de vídeos, estrangeiros latino-americanos, africanos e asiáticos contarão um pouco sobre suas vidas e trarão histórias que descrevem uma conjuntura marcada por significativas estatísticas. A Organização das Nações Unidas (ONU) estimou, em 2010, que mais de 214 milhões de pessoas, no mundo inteiro, viviam fora do país onde nasceram; apenas na América Latina, estariam mais de 7,5 milhões de migrantes.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, pelo menos 1,5 milhão de imigrantes estariam vivendo oficialmente, em 2011, no Brasil. A Missão Paz, no entanto, supõe que o número seja maior — a organização acolheu, ao todo, 4.158 migrantes vindos de 66 países diferentes, no ano passado.

Políticas públicas

O seminário acompanhará também o lançamento especial do livro “Las Políticas Públicas sobre Migraciones y la Sociedad Civil en América Latina – Los casos de Argentina, Brasil, Colombia y México”, coordenado e editado pelo padre e teólogo brasileiro Leonir Mario Chiarello, Diretor Executivo da Missão Paz.

Em mais de 4 capítulos e 644 páginas, estudiosos retratam a história e traçam o cenário da imigração nos quatro maiores, e mais ricos, países da América Latina.

“A sociedade civil de toda a América Latina está propondo aos governos que se definam as políticas de imigração e migração, como já fizeram Argentina, Equador e Uruguai. Lamentavelmente os países democráticos Brasil, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru ainda mantêm modelos de gestão que estão ancorados a critérios de ditaduras militares – na época, preocupadas em defender os interesses militares do país, não sobre o ponto de vista humano”, diz o coordenador do livro.

SERVIÇO:

Seminário Vozes e Olhares Cruzados – Imigrantes e Refugiados, sujeitos de suas histórias
Data: 28 de setembro de 2012
Horas: das 9h00 às 18h45
Local: Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP
Endereço: Rua Dr. Mario Vicente, 1.108 – Ipiranga/SP

Mais informações pelo e-mail: [email protected]

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM