Trabalho escravo

Confecção de roupas infantis flagrada explorando escravos tinha certificação

Hippychick, empresa que terceirizou produção para oficina onde cinco bolivianos foram libertados, tinha selo de responsabilidade social da indústria têxtil
Por Igor Ojeda
 26/02/2013

A Hippychick Moda Infantil, confecção de roupas infantis que, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), terceirizava sua produção para uma oficina de costura flagrada explorando trabalho escravo, tinha desde outubro de 2012 o selo da Associação Brasileira do Vestuário Têxtil (ABVTEX) de responsabilidade social. Após a libertação de cinco trabalhadores bolivianos, a entidade representante da indústria do setor cancelou a certificação e o selo foi retirado da página da confecção na internet.

Página da Hippychick com selo da Abvtex, que foi retirado após a denúncia de escravidão. Imagem: Reprodução
Página da Hippychick com selo da Abvtex, que foi retirado após a denúncia. Imagem: Reprodução

“A ABVTEX informa que, a partir das denúncias, a empresa [Hippychick] teve suspensa a Certificação de Fornecedores. A certificação foi obtida em outubro de 2012, após auditoria realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A confecção não é fornecedora das redes signatárias e à época da auditoria não havia registro de subcontratados no seu processo produtivo”, afirmou à Repórter Brasil a ABVTEX, por meio de sua assessoria de imprensa.

De acordo com a entidade, todas as empresas que tenham o selo passam por uma auditoria de manutenção da certificação após um ano. No caso da Hippychick, a suspensão, portanto, teria ocorrido antes do prazo. Segundo o site da ABVTEX, o programa, criado no início de 2011, “tem o objetivo de mapear a cadeia de fornecedoras e, caso seja necessário, capacitá-los em boas práticas de responsabilidade social”.

Lojas Americanas
O Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho, que também participou da operação de libertação dos trabalhadores, investigam a responsabilidade das Lojas Americanas na exploração do trabalho escravo. Segundo o MPT, a suspeita é de que as peças produzidas pela oficina terceirizada eram revendidas exclusivamente nas Lojas Americanas com a marca “Basic+ Kids”, o que pode fazer que a rede varejista seja considerada responsável pela situação a que os trabalhadores estavam submetidos.

“O Ministério Público do Trabalho busca sempre a responsabilização daqueles que estão à frente do empreendimento, os reais beneficiários do processo produtivo. Não é interessante identificar apenas os intermediários, mas todo o segmento da cadeia produtiva”,  afirmou, em comunicado divulgado pelo MPT, o procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo. Em nota, as Lojas Americanas disseram que repudiam qualquer tipo de trabalho realizado em condições degradantes e que estão apurando o ocorrido. A empresa informou, ainda, que cancelou as relações comerciais com a fornecedora.

Condições degradantes

O flagrante aconteceu em 22 de janeiro em uma oficina de costura de Americana (SP) que fornecia peças de roupas infantis à Hippychick, com sede na vizinha Santa Bárbara d’Oeste. A pequena oficina, que recebia R$ 2,80 por cada peça produzida para a Hippychick, havia sido montada de forma clandestina nos fundos do quintal de uma área residencial da periferia de Americana. O proprietário mantinha parentes trabalhando sob condições notadamente insalubres. O calor era intenso, por causa das telhas de amianto, o pé direito baixo e as laterais fechadas – o que impedia a circulação de ar. As pilhas de tecido espalhadas pelo espaço, além de dificultarem a circulação dos trabalhadores, aumentavam o risco de incêndio, por estarem próximas a “gambiarras” elétricas – o local não possuía extintores e saídas de emergência.

Nenhum funcionário tinha registro em carteira e a jornada de trabalho era de 12 horas diárias. No momento em que a fiscalização foi realizada, foram encontradas quatro crianças – sendo uma delas recém-nascida – dividindo o espaço com os pais. As duas casas em que os trabalhadores moravam estavam com a estrutura comprometida e apresentavam precárias condições de higiene.

 

A Hippychick afirmou, também em nota, que contratou os serviços da oficina de forma “pontual”, por causa do aumento da demanda de produção em dezembro do ano passado. De acordo com a empresa, a maioria das peças é confeccionada por empregados próprios e a terceirização foi feita para a confecção de 680 itens. Ainda segundo a nota, a nova diretoria da Hippychick, que assumiu a direção em setembro de 2012, não teve acesso ao interior da oficina nem a seus funcionários e “não mantém nem patrocina nenhum tipo de trabalho de forma ilegal”.

Em 2011, no entanto, a Polícia Federal já havia identificado a situação irregular de seis bolivianos na mesma oficina. Em 2012, o MPT de Campinas iniciou um procedimento contra a Hippychick, que a havia contratado para produzir peças revendidas às Lojas Americanas. A relação entre contratante e contratada foi cortada, mas posteriormente retomada.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM