Nota do Serviço Funerário Municipal de São Paulo

Íntegra da nota enviada pelo Serviço Funerário Municipal à Repórter Brasil
 16/05/2013

Informações referentes à reportagem sobre trabalho infantil em cemitérios publicada no especial Meia Infância.

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) esclarece que não permite, em nenhuma hipótese, a atuação de menores prestando qualquer serviço dentro das necrópoles municipais.

Em datas como o Dia das Mães e Finados quando o movimento de munícipes nas necrópoles é maior, o SFMSP solicita, por meio de Oficio, a intensificação das rondas realizadas pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar nos 22 cemitérios municipais, a fim de coibir a atuação dos denominados “enxadinhas” – pessoas que se infiltram nos cemitérios e oferecem serviços diversos. Os “enxadinhas” oferecem serviços que variam da limpeza de túmulos até vigilância sem a permissão do SFMSP.

Portanto, frente ao questionamento sobre a atuação de menores, lembramos que as necrópoles são áreas públicas e o acesso é irrestrito. Ao constatarmos a presença de clandestinos (inclusive menores) oferecendo serviços, os servidores do cemitério, a GCM e a PM atuam pedindo que se retirem do local.

O SFMSP solicita aos munícipes que acionem o Conselho Tutelar como forma de ajudar no combate ao trabalho infantil. É fundamental que haja a conscientização dos pais e responsáveis para os malefícios da prática, e que estes cobrem a permanência dos meninos e meninas na escola como forma de evitar o trabalho precoce.”

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM