A luta começa aos 12

 01/02/2002

Trabalhadores perfuram a terra, plantando mourões e passando arame, quilômetros a fio sob as intempéries amazônicas. Dentre eles, de olhos claros, pele queimada, o menor Jonas, de 14 anos. Analfabeto, conta que mora em uma favela em Eldorado dos Carajás com a família adotiva. Foi dado de presente pela mãe aos três anos de idade e trabalha desde os 12 para poder comprar suas roupas, calçados e remédios – já pegou uma dengue e cinco malárias. "Brincadeira lá é muito pouca." Seu padrasto era um dos gatos da fazenda, mas isso não lhe garantiu nenhum tratamento especial: teve de descontar do pagamento a bota que usa para trabalhar. Quer ser jogador de futebol. A lei é bem clara: nessa idade, permite apenas a condição de aprendiz, em uma escola destinada a esse fim.

A situação não é boa também para as meninas. Garimpeiros, que nas temporadas ruins para a lavra de minérios trabalhavam nos roçados da fazenda, contam histórias dos bordéis de Eldorado, nos quais podem-se encontrar mulheres no que chamam de "idade de vaca velha" – 12 anos.

No total, sem contar os autos de infração, cerca de R$ 48 mil foram pagos em salários atrasados e encargos trabalhistas na Peruano – um terço do preço de um dos bois que servem de matriz para inseminação na fazenda. O grupo de fiscalização teve de emitir 46 carteiras de trabalho, pois a maioria não possuía o documento. José Carlos Filho, 62 anos, foi encontrado doente na rede de um dos alojamentos e internado às pressas. Tremia havia três dias, não de malária ou de dengue, mas de desnutrição. No hospital, contou que estava sem receber fazia três meses, mesmo já tendo finalizado o trabalho quase um mês antes. O gato teria dito que descontaria de seu pagamento as refeições feitas durante esse tempo parado.

Nascido no dia 25 de dezembro, queria uma carteira de trabalho de presente de Natal.

Voltar para a matéria Nova escravidão

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM