PRÊMIOS E HOMENAGENS

Em quase duas décadas de atuação em defesa dos direitos humanos, a Repórter Brasil teve seu trabalho reconhecido por alguns dos principais prêmios do país.

Vencedor do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo 2023 na categoria “Cobertura”, com o especial Nome aos Bois
Menção honrosa na categoria “Investigação” do Prêmio Cláudio Weber Abramo de jornalismo de dados pelo especial Nome aos Bois
Finalista do Prêmio Javier Valdez 2023 pelo especial Nome aos Bois
Vencedor do Prêmio ANA 2023 na categoria “Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora”, com o Mapa da Água
Finalista do 45° Prêmio Vladimir Herzog na categoria “Multimídia” pelo Mapa da Água
Finalista do Sigma Awards com o  Mapa da Água
Leonardo Sakamoto e Repórter Brasil foram homenageados com o Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança, pelo trabalho contra a injustiça social

Agência de notícias mais premiada do Brasil e 5º veículo do país mais premiado no ano de 2023

Finalista no 4º Prêmio de Jornalismo-mosca, na categoria Troféu Rastilho, com o especial Ruralômetro.

Menção honrosa na categoria documentário no 39º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo pelo documentário “Mensageiras da Amazônia: jovens Munduruku usam drone e celular para resistir às invasões”.

Prêmios Design Digital da Bienal Iberoamericana de Diseno (BID) e Design for a Better World pelo especial multimídia Cova Medida.

Finalista do Prêmio Claudio Weber Abramo de jornalismo de dados na categoria Investigação pela reportagem O caçador de jazidas: quem é o empresário que lidera a corrida pelo ouro em terras indígenas.

Menção honrosa na categoria Produção Jornalística em Texto no 44º Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos pela reportagem Mineração arada: quilombolas barram avanço de empresa inglesa na Chapada Diamantina.

Prêmio de melhor curta pelo júri na 11ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental pelo documentário “Mensageiras da Amazônia: jovens Munduruku usam drone e celular para resistir às invasões“.

Vencedor no Stop Slavery Award na categoria Media Award, pela reportagem Trabalho escravo, despejos e máscaras a R$ 0,10: pandemia agrava exploração de migrantes bolivianos em SP. 

Finalista na 63ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Biografia, Documentário e Reportagem, com o livro “A escravidão contemporânea”, de Leonardo Sakamoto.

Segundo lugar no 10º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos na categoria Reportagens Jornalísticas, pelo especial Ouro do Sangue Yanomami, feito em parceria com Amazônia Real.

Finalista do Prêmio British Journalism Awards 2021 na categoria Energy and Environment Journalism, pela reportagem Loophole lets soya farmers tear down the Amazon, feita em parceria com The Bureau of Investigative Journalism e Unearthed.

Menção honrosa na categoria Produção Jornalística em Vídeo no 43º Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos para o documentário “Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro”.

Finalista na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na categoria Microfone de Prata (Rádio), pelo podcast Cova Medida.

Terceiro lugar no 37º Prêmio Direitos Humanos De Jornalismo 2020 na Categoria Prêmio Especial, com a reportagem Trabalho Escravo, Despejos e Máscaras a R$0,10: Pandemia Agrava a Situação de Migrantes Bolivianos.

Vencedor no 42º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria produção jornalística em multimídia pelo especial Ameaças, milícia e morte: A nova cara do Velho Chico.

Finalista no 42º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria produção jornalística em texto pela série de reportagens Por dentro do fogo.

Terceiro lugar no concurso de Jornalismo de Dados Todos os Olhos na Amazônia pela reportagem Organizações religiosas dos EUA mapeiam indígenas no Brasil e não interrompem ações com isolados mesmo durante a pandemia.

Finalista na 27ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo na categoria rádio pelo episódio do programa Jornadas A cobradora simpatia, da Rádio Batente.

Finalista no concurso de Jornalismo de Dados Todos os Olhos na Amazônia pela reportagem Omissão do Estado e impunidade: o que está por trás do massacre dos guajajara no Maranhão.

Finalista no prêmio The Sigma Awards 2020 na categoria dados abertos pela reportagem, feita em parceria com Agência Pública e Public Eye, “Coquetel” com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios.

Prêmio de melhor filme pelo júri popular na 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental pelo documentário “GIG – A Uberização do Trabalho“.

Menção no ARCHcine Festival de Cinema de 2019 para o documentário “GIG – A Uberização do Trabalho“.

Finalista no prêmio Vladimir Herzog na categoria produção jornalística em texto pela reportagem Escravos do ouro.

Finalista no prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos na categoria reportagens jornalísticas pela reportagem A lama que queima: compradora de minério da Vale faz vítimas no interior do Maranhão.⁣

Finalista no prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria dados abertos pela reportagem “Coquetel” com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios.

Nominada no prêmio Data Journalism Awards 2019 pela ferramenta de consulta Ruralômetro: medindo a febre ruralista dos deputados federais brasileiros.

Finalista no prêmio Vladimir Herzog na categoria produção jornalística em multimídia pela reportagem O Acre contra Chico Mendes.

Finalista no prêmio Vladimir Herzog na categoria produção jornalística em multimídia pela ferramenta de consulta Ruralômetro.

Finalista no prêmio Vladimir Herzog na categoria produção jornalística em multimídia pela reportagem 100 anos de servidão.

 

Finalista no prêmio Vladimir Herzog na categoria produção jornalística em multimídia pela reportagem Os caminhos sinuosos de Suape.

2º lugar no prêmio Direitos Humanos de Jornalismo pela reportagem multimídia 100 Anos de Servidão.

Menção honrosa no prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos pela série investigativa Campo em Guerra.

Finalista no prêmio Gabriel García Márquez na categoria Cobertura com o especial multimídia Profissão Madeireiro.

Prêmio MPT de Jornalismo de 2017 na categoria webjornalismo/região sudeste pela reportagem multimídia Eu Fui Escravo.

O presidente da Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, foi homenageado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos pela atuação no combate ao trabalho escravo.

Prêmio de melhor filme pelo júri popular na 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental pelo documentário Não Respire – Contém Amianto.

2º lugar no prêmio POY Latam 2017, um dos mais importantes de fotografia e multimídia na América Latina, pelo especial Vida de Gado.

Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo pelo documentário Jaci, Sete Pecados de uma Obra Amazônica.

Finalista do Prêmio Libero Badaró pela série especial Transposição do São Francisco ameaça terras indígenas.

2º Prêmio Mato-grossense de Jornalismo Pedro Rocha Jucá pela reportagem Invasores começam a ser retirados da terra indígena Marãiwatsédé, concedido pelo do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso.

Prêmio Vladimir Herzog concedido na categoria Documentário de TV ao documentário Carne, Osso.

XVI Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos 2013, concedido ao coordenador geral da Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

Finalista da categoria América Latina do prêmio German Development Media Awards, concedido ao projeto Moendo Gente.

Finalista da categoria Inovação do Prêmio Gabriel García Márquez, concedido ao projeto Moendo Gente.

Homenagem durante cerimônia de 20 anos de criação do Fórum Estadual da Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente Trabalhador do Rio Grande do Norte (FOCA/RN), pelo papel no combate ao trabalho infantil.

2º lugar na categoria A Sociedade na Educação em Direitos Humanos do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2012, concedido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fundação SM e Organização dos Estados Iberoamericanos.

Menção Honrosa no Prêmio Anamatra 2012 de Direitos Humanos no Mundo do Trabalho, concedido ao projeto de educação Escravo, Nem Pensar! e à cobertura jornalística sobre flagrante de trabalho escravo na Zara, pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

Prêmio de melhor filme de média-metragem ao documentário Enchente Não Arranca Raiz, concedido no 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o mais importante do gênero no país.

Prêmio de Melhor Documentário, concedido ao documentário Carne, Osso, pelo júri popular na Mostra Doc-FAM, do 15° Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

Menção honrosa da Agência Européia para Segurança e Saúde no Trabalho (EU – OSHA) ao documentário Carne, Osso na 54ª edição do DOK Leipzig, na Alemanha.

Finalista do Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2011, na categoria Internet, com a reportagem Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava.

Seleção oficial documentário Carne, Osso no Festival de Gramado.

Seleção oficial do documentário Carne, Osso no Festival “É Tudo Verdade”.

Seleção Oficial do documentário Carne, Osso no festival Unspoken – Human Rights Film Festival, USA.

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2012, concedido pelo Ministério da Educação e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Prêmio João Canuto 2010, concedido pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Prêmio Fiema de Jornalismo Ambiental pela reportagem Quem se beneficia com a devastação da Amazônia feita em parceria com a Papel Social Comunicação e publicada no Observatório Social em Revista.

Finalista do Prêmio Esso de Reportagem na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica com a reportagem Quem se beneficia com a devastação da Amazônia, realizada em parceria com a Papel Social Comunicação e publicada no Observatório Social em Revista.

Prêmio internacional “Freedom Awards 2008”, concedido a Repórter Brasil e a Comissão Pastoral da Terra por uma das principais organizações mundiais na luta contra a escravidão contemporânea, a Free the Slaves, dos Estados Unidos.

Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2008, concedido ao coordenador geral da Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, pela Presidência da República do Brasil.

Prêmio Combate ao Trabalho Escravo, concedido ao coordenador geral da Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, pela Organização Internacional do Trabalho, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho.

Menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog para o documentário para TV Correntes.

Prêmio Actionaid “Pobreza, Desigualdade e Direitos na Panamazônia” para o documentário Correntes.

Prêmio de Melhor Documentário na Mostra Cine Trabalho 2006 para Correntes.

Menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos para a reportagem Dossiê Trabalho Escravo, publicada em parceria com a Agência de Notícias Carta Maior.

Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2003, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.

Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2003, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba nossas
investigações no seu email

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder